Se tem uma coisa que todo mundo se preocupa é ter seus aplicativos invadidos. Afinal, hoje, o celular contém todas as nossas principais informações, como dados bancários, cartões de crédito, aplicativos de compras, contatos, e-mail pessoal e, às vezes, até do trabalho.
Com o crescimento dos golpes online é preciso ter ainda mais atenção e cuidado para não deixar seus dados caírem nas mãos erradas.
Mas, como saber se meu aplicativo foi invadido ou se eu caí em um golpe? Para ajudar você a se proteger, nós separamos várias dicas para ajudar você. Continue lendo!
Índice
Como invadir um celular remotamente?
É possível invadir um celular de diversas maneiras, mas o principal alerta vai para os links maliciosos por e-mail, SMS ou outro tipo de mensagem.
A pessoa acaba clicando e, nisso, um arquivo ou malware é instalado em seu celular. Esses links podem levar a páginas falsas ou infectadas que solicitam informações pessoais, como nome de usuário, senha, número de cartão de crédito, entre outras.
Além disso, os arquivos e malwares podem se espalhar por meio de aplicativos falsos ou infectados e que foram baixados em lojas de aplicativos não confiáveis ou sites duvidosos. Esses aplicativos podem solicitar permissões para acessar dados pessoais, como lista de contatos, mensagens e histórico de navegação, permitindo que os criminosos acessem informações confidenciais.
Quais são as fraudes de roubo de número mais comuns?
Quando o criminoso consegue clonar o seu número, existem dois tipos de golpe muito comuns: o SIM swap e a clonagem do WhatsApp (e de outras redes sociais). Vamos explicar o que acontece em cada um deles.
O SIM swap (troca de chip), de forma simples, é uma clonagem de número de telefone por troca de SIM Card. Assim, o criminoso consegue vincular o seu número a um novo chip para conseguir receber suas ligações, mensagens SMS e ter acesso a suas contas de redes sociais, por exemplo.
No golpe do WhatsApp, o criminoso inventa alguma desculpa para que você passe o código de verificação do aplicativo, como:
- Fazer a “confirmação” em uma suposta festa;
- Participar de algum sorteio;
- Comprar algum produto online.
O que fazer ao perceber que caí em um golpe?
Se você foi vítima de um golpe virtual, como conta invadida, fraude ou troca de chip, você pode:
- Trocar o seu chip.Para isso, procure nossos canais de atendimento, como lojas, ou ligue para *8486;
- Fazer um boletim de ocorrência online;
- Restaurar o aparelho para os padrões de fábrica.
Mas antes que o pior aconteça, existem diversas ações que você pode fazer para evitar isso, como explicamos no vídeo abaixo:
Roubo de celular: 6 dicas para se proteger
Como manter meu aparelho e dados seguros?
O que fazer quando as redes sociais são clonadas?
Cada rede social tem um padrão, mas o mais importante é usar senhas difíceis com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, além de ativar a verificação em duas etapas.
A seguir, saiba o que fazer em cada caso:
-
Ao acessar o WhatsApp, insira o seu número de celular e confirme o código de seis dígitos que será enviado por SMS. Assim que esse processo for concluído, o criminoso será desconectado automaticamente.
Caso você já tenha ativado a verificação em duas etapas, é necessário também digitar esse código para recuperar sua conta. Se você não se lembra do código, terá que esperar sete dias para conseguir o acesso sem ele, porém o criminoso já terá sido desconectado.
-
Se você ainda tem acesso ao seu Instagram, troque imediatamente o e-mail, senha, ative a verificação em duas etapas e remova qualquer acesso desconhecido do app.
Caso você não consiga mais acessá-lo, é preciso seguir o passo a passo da seção “Obtenha ajuda para entrar” na tela inicial do Instagram.
-
Ao perceber que as suas informações do Facebook foram alteradas, é preciso fazer igual ao Instagram:
Trocar e-mail;
Mudar a senha;
Ativar verificação em duas etapas;
Encerrar cada sessão que você não reconhece.
Caso não consiga mais acessar a sua conta, é preciso denunciá-la no aplicativo. Em Facebook.com/hacked você encontra a opção que se encaixa com a sua necessidade.
-
As dicas do Facebook e Instagram também valem para o TikTok:
- Alterar o e-mail;
- Trocar a senha;
- Ativar verificação em duas etapas;
- Encerrar sessões que você não reconhece.
Porém, se você não conseguir mais acessar a sua conta, será preciso contatar o Centro de Ajuda do aplicativo.
Como bloquear celular roubado? Saiba o que fazer!
O que fazer quando a conta bancária é clonada?
Caso alguém tenha acessado indevidamente a sua conta bancária, ligue imediatamente para o seu banco, cancele cartões e troque senhas.
Se for um dia comercial, vá até a agência e refaça todos os procedimentos de segurança. E se tiverem retirado dinheiro indevidamente da sua conta, faça um boletim de ocorrência.
Essas são algumas das dicas mais simples, mas que fazem toda a diferença para não ter o aparelho clonado.
E aí, agora que você já sabe como responder à pergunta “como saber se o meu celular foi clonado?” Ficou mais fácil de se proteger, não é?
Então, siga as nossas dicas e se proteja. Até breve!
Leia também: