Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Os smartphones tornaram-se indispensáveis em nossas vidas. Afinal, com ele, conseguimos nos comunicar com outras pessoas, de onde estivermos, no momento em que desejarmos. No entanto, para a operação funcionar, é necessário ter uma linha ativa no aparelho.

Às vezes, no entanto, acontece da linha ser cancelada, pelos mais variados motivos. Se for o seu caso, é importante saber que é possível reativar o chip Vivo.

Entenda a seguir os motivos que podem levar ao cancelamento da sua linha e os procedimentos a serem seguidos para reabilitá-la sem precisar trocar de número, evitando maiores transtornos. 

Vamos lá?

Celular desligado com a gaveta de chip aberta uma mão segurando o chip entre dedos Celular desligado com a gaveta de chip aberta uma mão segurando o chip entre dedos

O que significa chip desativado?

Quando o chip é desativado, o cliente não consegue mais acessar as funções da operadora, como fazer ou receber ligações e SMS, além de não poder utilizar a rede móvel, ficando sem internet se não estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Dessa forma, quando estiver na rua, o usuário não poderá acessar os aplicativos que dependem de conexão, como redes sociais e plataformas de streaming.

Para que o chip possa ser reativado, é necessário saber quais motivos levaram ao bloqueio da linha. Os cenários, você verá a seguir, são variados.

Por que um chip é cancelado?

Independentemente da operadora, todo usuário corre o risco de ter sua linha cancelada. E a razão mais comum para isso é a falta de pagamento das faturas, para clientes com conta pós ou controle, ou um grande período sem recargas, para  quem tem chips pré-pagos.

Essa situação não tem, necessariamente, a ver com falta de recursos para arcar com a conta. Às vezes, alguns usuários simplesmente se esquecem de quitar as faturas. E também pode acontecer de o sistema da operadora passar por algum tipo de instabilidade e não reconhecer o pagamento.

Há ainda os casos em que o cliente pode se confundir e, em vez de pagar a fatura atual, acaba quitando novamente a do mês anterior, gerando uma duplicidade. Com isso, a conta ficará pendente. Em consequência, a linha poderá ser cancelada após um tempo de atraso. 

Outra situação que leva ao cancelamento da linha é quando o próprio cliente pede o bloqueio. Essa solicitação geralmente é feita na eventual ocasião de o usuário perder ou ter seu chip roubado.

Quando essas circunstâncias ocorrerem, o melhor a fazer é entrar em contato com a operadora, que informará qual a pendência e como solucioná-la.

Homem em uma loja com a atendente trocando o seu chip Homem em uma loja com a atendente trocando o seu chip

É possível recuperar um número de celular cancelado?

A resposta é: sim. 

Caso você ainda tenha a linha em seu nome, é possível recuperar o número cancelado. Depois que a linha é bloqueada, mesmo que o chip não contenha mais as funções, o cliente ainda a tem registrada em seu nome, por um período. 

Enquanto este prazo estiver vigente, é viável recuperar a linha, entrando em contato com a operadora e resolvendo as pendências que levaram ao bloqueio. 

Porém, se você perdeu o número e ele já foi repassado a outro cliente, provavelmente não será possível reavê-lo. Na Vivo, o prazo para cancelamento total da linha é de 75 dias após a primeira notificação da operadora.


Logo Vivo Shopping. Logo Vivo Shopping.

Confira as categorias mais indicadas pra você

Ilustração de uma casa com sinais de rede wi-fi.

Casa inteligente

Conferir
Ilustração de um escudo com um cadeado a frente.

Segurança

Conferir

Como ativar um chip que foi desativado?

Se a linha sofreu um bloqueio parcial, no qual são desabilitadas algumas funções, como acesso à internet e ligações, a ativação do chip pode ser feita rapidamente e sem maiores burocracias. 

Para isso, verifique se as faturas estão em dia ou se a recarga está sendo feita regularmente. Caso haja alguma questão a ser resolvida, basta efetuar o pagamento que as funções serão restabelecidas automaticamente, assim que o acerto for reconhecido.

Agora, se a linha já passou por um cancelamento total, o melhor caminho é entrar em contato com a operadora e solicitar a reativação. O atendente informará quais são as pendências e, assim que forem solucionadas, a liberação será realizada.

Homem segurando um chip entre os dedos Homem segurando um chip entre os dedos

Como reativar um chip da Vivo que foi bloqueado?

Antes de mais nada, saiba que é possível reativar o chip da Vivo que foi bloqueado. Para isso, basta seguir alguns procedimentos simples.

No entanto, caso o bloqueio tenha sido solicitado por perda ou roubo do chip, será necessário dirigir-se até a unidade da Vivo mais próxima de você e adquirir um novo chip para seu número já existente.

Celular desligado ao lado de um chip, gaveta de chip e a chave extratora Celular desligado ao lado de um chip, gaveta de chip e a chave extratora

Veja como reabilitar seu chip:

Linha pós-paga

Para realizar o desbloqueio do chip Vivo, será necessário resolver as eventuais pendências existentes. Você pode conferir se há alguma fatura em aberto pelo App Vivo, seguindo o procedimento abaixo:

  1. Abra o App Vivo no seu celular;
  2. Acesse a opção “Meu Plano”;
  3. Vá até a aba “MInhas Faturas”;
  4. Clique em “Segunda via”;
  5. Escolha a fatura em aberto que deseja pagar;
  6. Faça o download do documento;
  7. Efetue o pagamento do boleto.

É importante destacar que, depois de quitar a conta pendente, é necessário aguardar até 48 horas para que o sistema reconheça o pagamento. Após o prazo, sua linha voltará a operar normalmente.

Caso você não deseje esperar, é possível também informar o pagamento acessando o App Vivo. Assim, sua linha será reativada em até 4 horas.

 

Linha Pré-paga

O principal fator que leva ao cancelamento do chip pré-pago é o período sem a realização de recargas. Lembre-se que, na Vivo, seus créditos têm validade de 30 dias, expirando após esse prazo. 

A recarga pode ser feita pelo site:

  1. Acesse o site de recargas da Vivo;
  2. Escolha o valor desejado;
  3. Insira o número que receberá os créditos;
  4. Digite o código recebido no seu celular;
  5. Selecione a forma de pagamento;
  6. Conclua a operação e aguarde os créditos serem adicionados.

E também pelo App Vivo:

  1. Abra o App Vivo;
  2. Na página inicial, desça até a opção “Faça uma recarga”;
  3. Selecione o número que receberá os créditos;
  4. Escolha o valor desejado;
  5. Selecione a forma de pagamento;
  6. Conclua a operação e aguarde os créditos serem adicionados.

A recarga também pode ser feita por meio dos estabelecimentos parceiros da Vivo. Basta se dirigir até o local, informar seu número e efetuar o pagamento.

Como recuperar linha cancelada da Vivo?

Caso o cancelamento tenha sido feito por falta de pagamento, siga os mesmos procedimentos apresentados logo acima para clientes pós-pago. Basta acessar o menu de segunda via de conta, fazer o download da fatura e realizar a quitação do débito.

Se preferir, é possível também entrar em contato pelo número 1058, a partir de um aparelho fixo. E há, ainda, a opção de se dirigir a uma das unidades físicas da Vivo.

Saber como reativar o chip da Vivo é fundamental para você reaver seu número e voltar a utilizar os serviços da operadora. 

Sendo assim, se você teve seu chip cancelado, entre em contato por meio de um dos canais de atendimento apresentados e solicite a sua reativação. É fácil e rápido.

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade