É muito ruim quando estamos estudando, trabalhando ou em um momento de lazer e a internet não para de cair. E pior ainda é quando não conseguimos descobrir os motivos e nem solucionar a questão.
Vários fatores podem levar a uma instabilidade na conexão, como barreiras no sinal — impedindo que ele chegue corretamente em seu dispositivo —, perda de alcance, problemas no cabeamento etc.
Para melhor desvendar os mistérios da queda constante da internet, confira nosso guia com as causas mais comuns. E as soluções mais viáveis.
Por que a internet fica caindo toda hora?
Existem diversos fatores que podem causar problemas na conexão, como falhas no sinal, excesso de dispositivos conectados ou até mesmo a distância entre seu equipamento e o roteador. Conheça os principais.
Vírus nos dispositivos
Seja no computador ou smartphone, a queda incessante da internet pode estar relacionada a algum vírus ou malware que se instalou no dispositivo. Esse é um risco que todos corremos quando acessamos a rede e pode acarretar diversas consequências, como lentidão na navegação, roubo de informações ou inutilização do aparelho.
Para evitar que isso aconteça, é importante contar com um antivírus de qualidade e realizar diagnósticos com frequência para garantir que não há nenhum elemento prejudicial em seu dispositivo.
Problemas nos seus aparelhos
Às vezes, os dispositivos apresentam defeitos que prejudicam a conexão com a internet. Computadores, por exemplo, podem sofrer com problemas na placa de rede ou no adaptador Wi-Fi. O mesmo vale para os outros aparelhos sem fio e eventuais avarias na antena receptora.
Para saber se o problema é em seu equipamento, uma solução é conectar um dispositivo emprestado à sua rede, conferindo se a internet estará estável. Se não houver problemas, talvez seja melhor você levar o seu aparelho para a assistência técnica.
Modem ou roteador com defeito
Se você já checou o cabeamento e as outras configurações do seu modem e, mesmo assim, a internet continua caindo toda hora, é possível que o problema esteja no transmissor do sinal.
Se esse for o caso, tente reiniciar o equipamento, desligando-o por alguns segundos. Se, após o religamento a conexão se estabilizar, problema resolvido. Porém, se as quedas continuarem, será necessário entrar em contato com a operadora que forneceu o modem ou o roteador para efetuar a substituição.
O que significa desconexão repetida do Wi-Fi?
A desconexão repetida do Wi-Fi é quando a sua rede fica instável e se desconectando com frequência. Para descobrir onde está o problema, uma boa dica é fazer um diagnóstico completo. Alguns possíveis estorvos são:
Excesso de dispositivos na rede
Compartilhar a internet com muitas pessoas pode acabar prejudicando sua estabilidade e velocidade. Cada aparelho ligado à rede consome dados e torna a conexão mais lenta e, às vezes, instável.
Ainda pode acontecer de pessoas não autorizadas estarem utilizando a internet da sua casa sem que você saiba, fazendo com que a situação se torne mais complicada ainda. Nesses casos, o melhor a fazer é acessar as configurações do seu roteador e desconectar os aparelhos que você não reconheça.
Entretanto, caso você não encontre nenhum dispositivo desconhecido e "ladrão" de banda, talvez seja a hora de procurar uma internet que atenda sua demanda e ofereça mais qualidade no sinal, como os planos Vivo Fibra, com tecnologia de fibra óptica.
Essa opção, além de não sofrer com fatores externos, possibilita a contratação de pacotes de ultravelocidade. Assim, você conseguirá aproveitar todos os conteúdos que desejar, em diversos dispositivos, sem sobrecarregar a sua conexão.
Instabilidade no canal do Wi-Fi
Outro fator que pode prejudicar sua internet é alguma instabilidade no canal do seu roteador. Muitas pessoas não sabem, mas o dispositivo Wi-Fi transmite o sinal através de canais.
Quando diversos aparelhos estão utilizando o mesmo canal — como os vizinhos mais próximos, ele pode ficar sobrecarregado, tornando o tráfego de dados mais lento e até derrubando a internet.
Para solucionar a questão, será necessário acessar as configurações do roteador, procurar pela opção “WLAN” e alterar o canal.
Interferências no sinal
Outros equipamentos digitais podem causar interferências no sinal de Wi-Fi. Alguns dispositivos utilizam a conexão Bluetooth para se comunicar com outros. Entretanto, às vezes, esses aparelhos usam a mesma frequência de rádio do Wi-Fi. Dessa forma, para solucionar o contratempo, será preciso trocar o canal do seu modem ou roteador, como vimos acima.
Telefones sem fio e diversos eletrodomésticos, como micro-ondas e geladeiras, também podem prejudicar a conexão. O ideal, portanto, é que o roteador fique longe desses equipamentos, evitando suas interferências.
O que fazer quando a internet do celular cai toda hora?
Se a internet do seu celular fica caindo, existem algumas configurações do aparelho que podem estar prejudicando a recepção do sinal. Veja como resolver a maioria dos casos:
- Coloque o celular em modo avião, aguarde um tempo e depois desabilite a função;
- Reinicie o aparelho e o roteador;
- Verifique se o dispositivo está em modo de economia de energia;
- Acesse as configurações de Wi-Fi e desabilite funções referentes a temporizadores;
- Desabilite a função de desligar o Wi-Fi quando acionar a proteção de tela;
- Mantenha o Bluetooth desligado quando não utilizar;
Quando entrar em contato com a Vivo?
Se você tem internet da Vivo e está passando por problemas de conexão, siga as dicas para solucionar as possíveis causas dessa instabilidade. Se ainda assim o problema persistir, será necessário entrar em contato conosco, através de um dos canais de atendimento.
Você pode telefonar para 103 15 ou acessar o canal digital da empresa, por meio do App Vivo. Uma equipe treinada dará suporte técnico de forma simples e rápida, seja para fazer testes solicitados pelo atendente ou para abrir um chamado de visita técnica. Em pouco tempo, sua internet estará voando novamente!
Até a próxima!
Leia também: