Além de trazer controle financeiro e manter as contas em dia, economizar dinheiro é uma maneira prática para traçar metas, planejar sonhos e atingi-los em curto, médio e longo prazo.
A educação financeira contribui para irmos mais longe. Pensando nisso, separamos 10 dicas que vão te ajudar a economizar o seu dinheiro e planejar melhor o seu futuro.
Índice
1. Faça a portabilidade do seu celular
Muitas vezes, pagamos uma grana em um plano de celular que não precisamos. E aí descobrimos que existem planos mais em conta e cheios de vantagem. Pensando nisso, a portabilidade Vivo garante condições especiais para quem trouxer o número para cá. Olha só:
Vivo Pós
Se você optar pelo plano pós-pago Vivo Pós, além da possibilidade de ter uma assinatura de streaming inclusa e acesso a conteúdos digitais, ao fazer a portabilidade, você recebe um bônus de internet, válido pelo período de 12 meses.
Vivo Easy
Com o Vivo Easy, é só baixar e instalar o app Vivo Easy. Por lá, você pode montar seu plano para deixá-lo com a sua cara, escolhendo a quantidade de internet, os minutos para falar e quais aplicativos deseja usar.
Vivo Pré
Com o Vivo Pré, você pede um chip na nossa loja ou pelo site da Vivo e tem a comodidade de recarregar quando quiser, sem ficar preso a uma fidelidade.
Vivo Controle
O Vivo Controle é uma ótima opção para quem quer economizar dinheiro, com diversos planos com valores fixos para você não ter surpresa na sua fatura, você pode escolher o perfeito para você.
A portabilidade é gratuita?
A portabilidade é gratuita, acontece a partir de três dias úteis após ativado o chip e a Vivo te dá um número provisório enquanto muda uma conta para outra.
Vale destacar que a operadora pode negar o pedido de portabilidade mediante os seguintes casos:
- Caso o número não exista, não pertença a nenhum cliente da operadora ou seja de um número provisório;
- Caso os dados informados estiverem incompletos ou errados;
- Caso houver outro pedido de portabilidade para o mesmo número;
- Caso seja solicitada portabilidade para um serviço móvel com um número fixo;
- Caso o DDD informando seja diferente do DDD do número na operadora de origem;
- Caso o CPF informado para a Vivo seja diferente do CPF titular da linha na origem;
- Caso o número tenha sido cancelado por qualquer motivo até a finalização da portabilidade.
Quer saber mais sobre a portabilidade na Vivo? Então, visite nossa página!
Como fazer portabilidade para a Vivo pela internet?
Acesse o site da Vivo;
Escolha qual plano deseja contratar;
Clique em “Manter meu número Vivo ou de outra operadora”;
Informe seu CPF e o número que deseja fazer portabilidade;
Clique em “Continuar”;
Informe o código que recebeu por SMS;
Avance as etapas até a conclusão da solicitação de portabilidade.
Ou se preferir, vá até uma Loja Vivo.
Proteja-se contra fraudes de portabilidade | Dicas do Guru
#vivoguru
2. Cashback: economia nas compras
Você já pensou em comprar um produto e conseguir uma parte do dinheiro da sua compra de volta? Pois isso existe e se chama cashback.
Com o cartão Vivo Itaucard, por exemplo, você ganha até 10% de cashback na próxima fatura, se comprar pelos canais Vivo.
O Vivo Itaucard conta com a primeira parcela da anuidade grátis, tecnologia de aproximação para pagar as compras do dia a dia, além de 50% de desconto em cinemas e diversos parceiros, assim como uma prateleira de soluções financeiras para se organizar.
É muita economia e vantagens! Saiba mais sobre o cartão Vivo Itaucard.
3. Anote tudo o que você gasta
Organização é tudo. Uma dica de ouro para continuar ou começar a economizar é anotar tudo o que gasta. Você pode fazer isso à moda antiga e anotar em um bloquinho, no celular ou em algum aplicativo — e existem vários incríveis para isso.
Assim você sabe todos os seus gastos do dia a dia e no final do mês fica muito mais fácil de entender para onde o seu dinheiro está indo. É só dividir os seus gastos em categorias, como:
- Supermercado;
- Lazer;
- Gastos fixos.
Fazer isso já ajuda bastante.
5. Faça listas e mais listas
Na hora de ir ao supermercado, por exemplo, não se esqueça de fazer uma lista. Quando a gente sai para comprar as coisas de cabeça, sempre acaba levando algo que não precisava e deixa faltando algo que era muito necessário.
Com uma listagem, você tem mais foco na hora de ir às compras e sabe exatamente o que está precisando.
6. Diversão em casa
Que tal deixar o barzinho do final de semana para um encontro com os amigos em casa? Assim, você pode cozinhar, todo mundo divide as despesas de mercado e ainda garante uma noite divertidíssima, mais aquela economizada básica.
7. Foco na marmita
Quando se trabalha na rua, é muito comum ir comer em um shopping ou restaurante, mas os valores costumam ser mais caros do que se você cozinhasse.
É por isso que levar marmita para o trabalho é uma maneira e tanto de economizar.
9. Adie grandes compras
Sabe aquela coisa de “preciso ter o carro do ano”, “tenho que viajar para tal lugar ontem” ou “aquele supercelular precisa ser meu agora”? Então, vá com calma.
Além de precisar ver como grandes compras impactam o seu orçamento, às vezes esperar um pouquinho mais garante um mega desconto.
Vale também se perguntar se essa compra é urgente mesmo ou se você não pode esperar mais um pouco.
10. Escolha dias para não gastar
Essa última dica é mais firme. Escolha um dia por semana para não gastar nada. Sem comprar um docinho no caminho do trabalho ou sem aquele cafezinho diário, por exemplo. Organize essas datas no calendário e veja a diferença que faz.
No final do mês, se você seguir esses passos, a economia pode ser incrível e lhe ajuda a se planejar para conquistar as suas metas e sonhos.
Viu como você pode economizar dinheiro e ainda assim curtir vários benefícios? Então aproveite nossas dicas e até breve!
Leia também: