Senha para acessar o aplicativo do banco, acessar as redes sociais ou destravar o celular. Haja criatividade e memória para lembrar de tanta informação. Afinal, ter uma senha segura é um dos elementos determinantes para driblar os criminosos digitais e evitar prejuízos.
Se você tem dúvidas na hora de criar uma senha segura, então continue lendo para conhecer nossas dicas de como construir a sua. Vamos lá?
Índice
Saiba como proteger suas contas
Quais são as características e como criar uma senha segura?
Esqueça o “123456”, “1111” e qualquer outra senha que contenha números simples ou datas de aniversário.
Lembre-se: o intuito é dificultar o máximo possível o acesso de invasores a seus dados, principalmente quando se trata de dados bancários.
Para isso, a melhor forma de criar uma senha segura é escolher combinações mais complexas, que envolvam números, letras e caracteres especiais. Hoje em dia, muitos aplicativos de instituições financeiras nem aceitam palavras-chaves que não tenham essas características.
Agora que você já entendeu como é importante e necessário ter uma senha segura para acessar suas contas, aprenda a fazer uma:
- Ela precisa ter, no mínimo, 8 caracteres. Se a conta aceitar mais, melhor ainda;
- É fundamental que a senha seja formada por números, letras maiúsculas, letras minúsculas e caracteres especiais, como #, @ e !.
E nada de deixar a preguiça tomar conta, afinal: é sempre melhor prevenir do que remediar.
Como manter uma senha segura?
Finalmente você conseguiu criar uma senha forte, mas isso não significa que os cuidados para manter suas contas seguras acabaram por aí.
Conheça algumas ações que vão ajudar a proteger suas senhas e a evitar que elas sejam descobertas:
- Jamais utilize a mesma senha para todas as contas;
- Não anote suas senhas em lugar nenhum, mas se precisa anotá-las, é bom deixar o papel casa e não passeando com você, hein;
- Pesquise sobre os aplicativos do tipo “Cofres de Senhas”, que mantêm suas senhas salvas e criptografadas; além disso, se conectam a maioria dos aplicativos;
- Ative o “Segundo Fator de Autenticação”, que pode ser configurado como um código enviado por SMS, e-mails, chamadas de voz ou até aplicativos próprios. Isso não impede que uma senha seja roubada, mas impossibilita seu uso sem esse segundo elemento presente;
- Fique atento a notícias de vazamentos de dados, para que você possa trocar sua senha imediatamente.
Tipos de golpes virtuais
Phishing é uma das técnicas usadas para roubar informações digitais. A ideia do criminoso é “pescar” a vítima por meio de um link falso enviado através de uma mensagem, que pode ser tanto por e-mail quanto por SMS ou rede social.
Quando você clica nesse link, fornece automaticamente os dados pessoais para o golpista.
Se o seu dispositivo for contaminado com um vírus, além de você se estressar com o “caos tecnológico”, os criminosos podem obter o controle do seu aparelho e roubar informações confidenciais.
Neste caso, a conta é “sequestrada”. Para obtê-la de volta, é necessário o pagamento de um resgate. Geralmente acontece com contas profissionais e comerciais nas redes sociais. Porém, não é incomum ocorrer com perfis pessoais que têm muitos seguidores.
Como deu para perceber, é fundamental criar uma senha segura para evitar que os seus dados caiam nas mãos de golpistas — e isso é simples de fazer! Siga nossas recomendações e não sofra com os problemas que podem ser consequências de uma senha frágil.
A tecnologia, por sua vez, também pode te ajudar nesse sentido. Isso porque existem aplicativos que ajudam a proteger suas informações no ambiente digital.
Até a próxima!
Leia mais: