E-mails, redes sociais e e-commerce são algumas das coisas que facilitam e fazem parte do nosso dia a dia. Se, por um lado, elas são indispensáveis, por outro também trazem riscos, sendo o phishing um dos mais populares.
Apesar disso, ainda é possível identificar essa e outras ameaças, bem como adquirir hábitos que evitam esses ataques. Então, conheça melhor os crimes cibernéticos, como o phishing, e saiba quais as principais medidas para se proteger.
Índice
Não confunda com spam
Ah, mas o spam também chega nos e-mails ou no privado das redes sociais. É o mesmo que phishing? Não!
O spam nada mais é que o lixo eletrônico, com inúmeros anúncios de empreendedores, marcas e assim por diante. Eles só querem tentar vender alguma coisa para você – apesar de, muitas vezes, serem incômodos e invasivos.
Já o phishing tem intenções mais maldosas: como roubar seus dados. E, diferentemente do spam, que dá para cancelar o recebimento em muitos casos, aqui é preciso redobrar os cuidados.
Momentos para ficar de olho nas fraudes
Os criminosos se aproveitam especialmente de épocas com desastres naturais, como enchentes. Isso porque essas situações são mais atraentes para quem quer se informar ou ainda ajudar de alguma maneira.
Por outro lado, também usam algumas datas sazonais para aumentar os ataques, pelo maior apelo que têm, como a Black Friday, porque muitos consumidores estarão procurando por promoções.
Com chamadas que seduzem e despertam o senso de urgência, o usuário pode cair mais facilmente no golpe e entregar seus dados de bandeja para as "falsas varejistas".
Por essa razão, é bom ficar atento aos sinais que ajudam a reconhecer o phishing antes que ele se torne um problemão daqueles.
Como reconhecer a comunicação fraudulenta?
Há alguns cuidados que podem ajudar a evitar um golpe de phishing e que, de modo geral, tornam a navegação na web mais segura. Confira!
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A comunicação fraudulenta costuma ser vaga e genérica, comentando algum problema em uma conta pessoal.
Outra opção é falar sobre temas em tendência, como desastres naturais, utilizando elementos-chave de call to action, ou seja, que fazem a pessoa clicar em links ou fazer download de arquivos.
Pediu informações pessoais, confirmação de algum dado de cartão? Pode desconfiar! As empresas raramente fazem isso, até por questões de segurança.
Em outros casos, os golpistas podem ir além e falar de contas vencidas, possibilidade de sujar seu nome nos órgãos de proteção de crédito e até usar seus dados reais (CPF, por exemplo).
Aqui, há a combinação de deixar o usuário preocupado e inserir algo que deixe a mensagem mais confiável. No desespero, alguém pode clicar no link, passar mais dados e assim por diante. Não seja essa pessoa! Tenha calma, em primeiro lugar.
Algumas das tentativas alarmantes comuns envolvem:
- Alerta de banco sobre desatualização de dados, pontos expirando, fatura vencida, débitos etc.;
- Você ganhou um prêmio muito fantástico em um sorteio;
- Sua fatura está com problema ou a empresa não recebeu o pagamento;
- O governo está atrás de você por um delito grave.
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Por vezes, a mensagem pode ser quase idêntica à original, mas golpes de phishing não incluem roubar o endereço de correio eletrônico.
Assim, em vez de estar contato@banco.com, é possível que seja próximo ao domínio verdadeiro, com o uso de outros provedores como Hotmail, Gmail ou Yahoo. Exemplo: contatobanco@provedor.com.
Outras vezes, em tentativas mais rudimentares, os golpistas nem se dão ao trabalho de deixar o e-mail parecido. Enviam o phishing com endereços eletrônicos cheios de números e letras aleatórias.
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Na pressa ou, muitas vezes, no desconhecimento da gramática e ortografia, as mensagens no e-mail, SMS ou rede social vão com erros. Pode ser de digitação, ç por ss, falta de plural e por aí vai. Na maioria dos casos, acontecem não só uma, mas diversas ocorrências no mesmo parágrafo.
Pense bem: as grandes marcas e personalidades têm equipes para idealizar e revisar qualquer comunicado. Elas não iriam deixar passar erros tão grotescos, concorda?
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Nos e-mails de phishing, muitas vezes, há um link para captar dados, levar a compras falsas e assim por diante. Se você não desconfiou do e-mail, essa é a hora de ter ainda mais atenção.
Sempre verifique a URL. Por exemplo, a nossa aqui é:
Os golpistas podem fazer um site quase idêntico ao nosso, com as fontes, cores e ícones parecidos. Mas você vai descobrir isso pela URL, caso tenha alguma letra trocada, palavras antes ou depois, subdomínios estranhos etc.
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A mensagem começou com "Prezado cliente"? Outro ponto de alerta. É claro que algumas empresas podem usar essa saudação. Mas, na maioria dos casos, elas buscam a aproximação com os consumidores e, para isso, utilizam o primeiro nome.
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Essa é outra tática de phishing nos e-mails. Os golpistas enviam alguns anexos maliciosos que, quando clicados pelo usuário, dão acesso ao computador.
Por isso, evite clicar neles também!
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Quais são os principais tipos de phishing?
É um tipo de ataque que tem como alvo indivíduos específicos ou organizações. Afinal, por meio de e-mails pessoais também é possível atingir empresas, caso infecte o computador de um administrador de sistema, desenvolvedor ou executivo.
Por sua vez, o modelo é utilizado, principalmente, a fim de obter informações confidenciais que possam ser vendidas por altos preços para partes interessadas.
Não é apenas via computador que esse golpe pode ser aplicado. Assim, o phishing de voz é uma chamada telefônica que, supostamente, é de uma instituição confiável projetada para conseguir informações tais como credenciais de login.
Essa é uma forma bastante perigosa, pois se baseia na cópia de um e-mail legítimo recebido pelo usuário que contém um link ou anexo. Assim, os criminosos trocam os arquivos e enviam uma duplicata.
Para quem recebe contas de luz e internet via correio eletrônico, esse pode ser um grande problema. Afinal, a comunicação é idêntica e, por isso, pode não gerar suspeita. De novo, aqui é fundamental checar o remetente.
Facebook e Instagram
Depois de muitos relatos sobre e-mails falsos e invasão de contas nas redes sociais, todo cuidado é pouco.
Para começar a se proteger, fique atento ao remetente. Informações relacionadas à sua conta só serão enviadas pelos endereços @mail.instagram.com ou @facebookmail.com.
Além do mais, é possível ativar a autenticação de dois fatores. Isso garante que, mesmo que uma pessoa possua sua senha, ela ainda precise ser autorizada a acessar o perfil.
Porém, se você acredita que já foi vítima de phishing, clicando em um e-mail que pediu login, por exemplo, outros cuidados são necessários:
- Se ainda consegue acessar sua conta, altere a senha e desconecte todos os dispositivos ligados a ela;
- Se perdeu o acesso ao seu perfil, pode solicitar um link de login. Para isso, clique em “Obter ajuda para entrar”, no Android, ou em “Esqueceu a senha?”, no iPhone. Em seguida, coloque o nome de usuário, o contato associado à sua conta (e-mail ou telefone) e toque em “Enviar link para login”. Depois, basta seguir as instruções dessa comunicação.
Como se prevenir desse ataque cibernético?
Sabemos que ao mesmo tempo em que os golpes de phishing estão se atualizando e ficando mais sofisticados, é possível se prevenir. Saiba como:
- Redobrar a atenção com seus e-mails pessoais e até do trabalho, bem como com as redes sociais é uma prática que pode evitar muitas dores de cabeça futuras
- Não clique em qualquer link ou arquivo e procure alternativas, não só para checar os cenários, mas para fugir ao máximo da abertura desses formatos de conteúdo
- Cuidado com onde coloca suas senhas seja em aplicativos do celular e páginas de login que dão acesso a contas importantes (de redes sociais, e-commerce com cartão salvo etc.)
- Alguns navegadores já contam com filtros antiphishing que bloqueiam automaticamente. Para ativar os filtros antiphishing, pesquise nas páginas de extensões do seu navegador. Então, é só fazer a instalação e acessar com mais tranquilidade
- Tenha um antivírus, porque eles já têm alguns algoritmos para identificar determinados golpes e, se não barrarem a visualização, pelo menos te sinalizarão dos riscos
- Proteja suas redes sociais e apps de mensagem habilitando a autenticação em dois fatores
- Nunca, jamais compartilhe suas senhas, códigos ou outras informações (até mesmo com pessoas conhecidas)
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