Conforme nós passamos a usar cada vez mais os aplicativos de mensagens, os criminosos começaram a adequar seus métodos para aplicar golpes.
Mesmo que a segurança no Whatsapp, se você não adotar boas práticas, como nunca informar seus dados para terceiros ou clicar em links duvidosos, ainda assim pode ser enganado por eles.
Por isso, é importante conhecer os recursos de segurança do WhatsApp. Então, confira nossas dicas para manter seu WhatsApp mais seguro!
Índice
Quais os principais golpes no WhatsApp?
É um dos golpes mais aplicados atualmente, que tem o objetivo de arrancar dinheiro de familiares e amigos das vítimas. Aqui, seu número de celular é usado na hora de fazer o cadastro pelo criminoso, e ele liga ou envia um SMS e te convence a repassar o código.
Com isso, ele vai até sua lista de contatos, escolhe alguém próximo e elabora alguma história que termina com a transferência de uma quantia em dinheiro urgente para a conta informada.
Essa conta está, geralmente, no nome do próprio golpista ou de alguém que empresta para que ele possa cometer o crime. Depois que o depósito é realizado, não há mais o que possa ser feito, a não ser registrar um boletim de ocorrência.
Quando não conseguem adquirir seus dados, eles compram um chip novo, preenchem os campos de identificação com as informações de uma pessoa que você conhece — como foto, status etc. — e entram em contato por mensagem.
Ao abordá-lo, ele explica que foi vítima de um assalto, ou qualquer outro motivo que seja pertinente, e que precisou trocar de número e pede para que você transfira dinheiro.
No phishing, o objetivo é roubar seus dados através da instalação de arquivos maliciosos, conhecidos como malwares.
Os bandidos chamam a atenção com links de promoções mais atraentes que o normal ou se aproveitando da necessidade de algumas pessoas — como foi durante a pandemia, com propostas para auxílio emergencial, distribuição de máscara e álcool em gel etc.
Ao clicar, além de não receber o que foi oferecido, você tem suas informações roubadas e vendidas.
O que fazer se tentarem me aplicar um golpe?
Se você confirmou que a conta é falsa, faça o bloqueio e denuncie como spam imediatamente, dentro do próprio WhatsApp e informe a pessoa que ela foi vítima de clonagem.
Para bloquear e denunciar o usuário, é simples:
- Abra seu WhatsApp e entre na conversa com o suspeito;
- Clique sobre o nome dele para ter acesso às informações da conta;
- Desça a página até o final e escolha a opção “Denunciar contato”;
- Deixe marcada ou desmarque a opção “Bloquear contato e apagar conversa” para bloquear o número;
- Clique em “Denunciar”.
As informações do contato serão enviadas ao WhatsApp, que fará a averiguação e tomará as providências previstas em seus termos de uso.
Quanto às mensagens de phishing é importante comprovar se as informações são verdadeiras, acessando páginas confiáveis antes de clicar em qualquer link suspeito.
Segurança no WhatsApp
Utilize um antivírus e outras ferramentas para ajudar na proteção
O antivírus é uma das ferramentas de segurança mais eficientes para te proteger contra invasões e arquivos espiões ou maliciosos, e ela pode ajudar também no uso do WhatsApp.
O antivírus consegue filtrar a maioria das mensagens de phishing que podem chegar no seu celular ou que são enviadas por usuários mal intencionados pelo WhatsApp.
Além disso, você ainda pode combinar seu antivírus com ferramentas que vão ajudar a manter seus dados seguros na internet, informando você quando eles possam ter vazado, por exemplo.
McAfee Proteção
Seja notificado em caso de vazamento dos seus dados pessoais na internet e na deep web.
McAfee Segurança Digital
Seus dispositivos protegidos com antivírus e suas senhas mais seguras e organizadas.
Ative a confirmação em duas etapas
Ainda, para evitar a clonagem, o WhatsApp, assim como outras redes sociais, conta com o recurso de confirmação em duas etapas.
Ele funciona da seguinte maneira: ao ativar um perfil em um celular, além da confirmação através de um código de verificação enviado por SMS para o número cadastrado, será solicitada a criação de uma senha de seis dígitos.
Caso você precise instalar o WhatsApp novamente no seu dispositivo ou em algum outro celular, esse código será solicitado.
Como você criou essa sequência numérica, fica mais difícil para o criminoso instalar a sua conta em outro aparelho, já que, sem a informação, o processo não será concluído.
Não clique em qualquer link
Para reduzir os riscos de ter suas informações roubadas, o ideal é que você não clique em links que não sejam confiáveis.
Sempre suspeite de ofertas mirabolantes e que parecem boas demais para ser verdade. Nessas horas, lembre-se sempre do velho ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”.
Saber manter a segurança no WhatsApp é fundamental para que você não perca seus dados ou caia em golpes.
E como pôde ver, existem diversas maneiras de identificar e até mesmo prevenir esses crimes. Portanto, preste atenção as nossas dicas e troque mensagens em segurança.
Até breve!
Leia mais: