As compras online têm aumentado cada vez mais, principalmente porque é prático e fácil de encontrar produtos com descontos e preços bem atraentes.
O problema é, como não estamos numa loja física, como saber se o site é seguro para comprar? Como não cair em golpes online e perder dinheiro, ou pior ter seus dados roubados?
Para ajudar você a se proteger e a fazer compra segura online, nós preparamos um conteúdo com dicas explicando no que prestar atenção para evitar os golpes.
Vamos lá?
Índice
Dicas de segurança para comprar pela internet
Use cartão virtual e não o físico
A maioria dos bancos conta com cartão de crédito virtual, e que pode expirar ou mudar o código de validação em 48 horas. Ou seja, você evita que alguém possa pegar as suas informações futuramente e mantém o seu cartão de crédito protegido de fraudes.
Desconfie de valores muito baixos
Sabe o ditado de que “o santo desconfia quando a esmola é grande”? Pois é, o mesmo vale para compras online. Além de ser preciso ficar de olho se a loja que vende o produto é conhecida, garanta que o preço dele não é completamente discrepante.
Não se apresse e reflita bem antes
Seguindo a dica anterior, tome cuidado com sites que oferecem promoções relâmpago que acabam em segundos. Geralmente, essa é uma maneira de fazer com que o consumidor compre sem pensar e acabe caindo em golpes.
Compre em lojas conhecidas
Por mais que um ótimo desconto seja relevante, às vezes, a conveniência de comprar em uma loja conhecida pode evitar dores de cabeça. Seja pelo serviço de pós-venda, arrependimento após uma compra ou até por já conhecer a qualidade do local.
Cuidado com o boleto
Além de promoções, alguns cibercriminosos encaminham, por e-mail ou SMS, um boleto como uma condicionante para acessar um produto com um preço muito baixo ou, até mesmo, alegando que se trata de uma dívida. Nunca clique nesse tipo de link. Se receber algo assim, desconfie.
Atenção à política de privacidade
A maioria dos sites exige que os usuários leiam e aceitem a política de privacidade antes de acessar os conteúdos, contratar serviços ou comprar produtos. É necessário ter atenção a esse ponto, principalmente para ajudar a garantir uma compra segura e garantir a segurança dos seus dados.
Onde pesquisar se o site é confiável?
Vai acessar um site e está com dúvidas sobre a confiabilidade dele? Então, o primeiro passo é procurar a marca nas redes sociais.
Outro caminho seguro, principalmente para lojas ou e-commerce que você nunca ouviu falar, é procurar no site Reclame Aqui. Lá, é possível encontrar relatos sobre a experiência de outros consumidores, verificar os problemas mais recorrentes e atestar se o site é confiável ou não.
Principais golpes da Black Friday e datas promocionais
A cada ano, novos golpes aparecem no mercado para enganar o consumidor. E muitos deles são amplamente utilizados durante a Black Friday e outras datas, devido a falta de atenção do consumidor com a ansiedade gerada pelo momento.
A seguir, confira quais são as fraudes mais comuns que surgem nessa época:
- Site falso: são criados pelos cibercriminosos com a intenção de fazer as pessoas clicarem nele, achando que estão acessando uma loja oficial;
- Preços pela “metade do dobro”: antes de uma data promocional, algumas empresas acabam aumentando os preços dos produtos, para no dia da promoção reduzir os valores;
- Venda casada: é crime, de acordo com a Lei 8.078 (Art. 39); os sites condicionam a venda de determinado produto a outros itens, para que o cliente consiga comprar pelo preço anunciado;
- Phishing: é uma prática na qual os cibercriminosos enviam links suspeitos para os consumidores, geralmente com promoções imperdíveis de produtos que eles estejam procurando;
- Valor final diferente do anunciado: muitos clientes, com o senso de urgência ativado, acabam colocando o item no carrinho e finalizando a compra sem antes conferir o valor final do produto, fazendo com que algumas lojas mal-intencionadas apliquem o preço original do item e o cliente acaba pagando mais do que imaginou.
Comprar pela internet tem suas vantagens, mas também seus riscos. E isso não se limita apenas ao ambiente digital, já que todos estão sujeitos a sofrer algum tipo de golpe nas lojas físicas, como propaganda enganosa, venda casada, clonagem de cartão etc.
Apesar dos riscos, é possível fazer uma compra segura nas plataformas online. Para isso, basta se atentar às dicas de segurança apresentadas neste texto, para que você não seja vítima de alguma fraude.
Agora que você já sabe que é possível fazer uma compra segura na internet, diminuindo o risco de golpes, basta seguir nossas dicas e aproveitar as promoções da melhor maneira possível!
Até a próxima!
Leia também: