Como instalar seu Smart Wi-Fi
Como melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi
Há muitas maneiras de melhorar o desempenho do sinal Wi-Fi, mas sem dúvidas, posicionar o roteador corretamente é uma das mais eficientes para otimizar a conexão. Sempre que possível, posicione seu roteador em uma altura intermediária, que auxilie a propagação do sinal em todas as direções.
Além disso, é importante saber o que ajuda e o que atrapalha a transmissão do sinal emitido pelo roteador.
Interferência de aparelhos
Alguns aparelhos eletrônicos podem interferir na sua experiência Wi-Fi, como por exemplo: micro-ondas, babas eletrônicas, espelhos e metais. Caso esteja com esse cenário, afaste esses equipamentos do seu roteador.
#DicasDoGuru
O melhor desempenho do Wi-Fi também depende de outros fatores
Você sabe em qual frequência você navega na internet, 5GHz ou 2.4GHz?
Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas se você não se conectar à frequência adequada, é possível que mesmo com uma internet rápida contratada, você não consiga alcançar a maior velocidade.
Explicando melhor: Imagine que você vai começar um treino de corrida e você tem duas opções:
Correr o mais rápido possível
A frequência 5GHz tem alta velocidade, mas tem uma zona de cobertura menor; ou seja, funciona como um corredor dos 100m rasos, vai mais rápido por pouca distância.
Correr a maior distância possível
A frequência 2.4GHz tem uma zona de cobertura maior, mas tem menos velocidade; igual um maratonista que corre mais devagar, mas alcança longas distâncias.
É por isso que para você ter um sinal de internet mais forte e mais rápido, você precisa navegar na frequência 5GHz.
Como se conectar no Wi-Fi 5GHz
Não consegue atingir a velocidade contratada?
Leve em consideração as seguintes características para atingir ultravelocidades:
Conexão Wi-Fi do dispositivo:
Para atingir ultravelocidades é necessário que o seu dispositivo seja compativel com Wi-Fi 5GHz. Veja aqui como identificar se seu dispositivo é compatível.
Quantidade de antenas de recepção:
Os dispositivos possuem antenas que recebem o sinal Wi-Fi e isso influencia no desempenho da rede e na velocidade. O ideal é que seu aparelho tenha 2 ou mais.
Vai medir a velocidade?
Sempre que possível utilize um equipamento conectado via cabo ethernet (com porta Giga) para realizar as medições com menos interferências e boa capacidade tecnológica.
Tire suas dúvidas sobre Wi-Fi
-
Você consegue trocar a senha facilmente pelo App Vivo Smart Wi-Fi. Caso você não tenha baixado no seu celular, faça o download.
-
O modem wi-fi 4G dispensa o uso da internet fibra, ele utiliza um chip e faz a sua conexão através da rede móvel, assim como funcionam nos celulares. O roteador wi-fi Vivo Fibra, como o próprio nome já diz, utiliza a conexão da fibra para fornecer internet aos seus aparelhos como celulares, tablets, notebooks e afins.
-
A frequência 2.4 GHz permite que um equipamento ou dispositivo navegue a até aproximadamente 50 mega. Para atingir uma velocidade acima de 50 mega, é necessário navegar na frequência 5 GHz. Mas atente-se, pois, nem todos equipamentos possuem capacidade tecnológica para isso. Para verificar se seu dispositivo é capaz de navegar nessa frequência verifique nas configurações e opções de rede Wi-Fi de seu aparelho se aparece a opção de rede com final 5G ou visite o site do fornecedor para consultar as especificações técnicas da rede Wi-Fi.
-
Utilize a frequência Wi-Fi 2,4GHz. Esta frequência pode carregar menos dados de uma única vez, mas pode chegar a distâncias maiores e atravessar objetos sólidos como paredes, por exemplo.
-
Você consegue aferir a velocidade do sinal facilmente pelo App Vivo Smart WiFi. Caso você não tenha baixado no seu celular, faça o faça o download.
Uma outra forma é acessando o teste de velocidade.
-
A capacidade máxima varia de acordo com o modelo do roteador e geralmente é maior do que 50 dispositivos conectado. Porém, quanto maior o volume de dispositivos conectados no Wi-Fi, maior vai ser a divisão da banda (velocidade contratada) entre eles, o que pode prejudicar a experiência de uso.
-
Sim. Atrás do seu roteador, você encontra uma etiqueta com as informações do seu Wi-Fi. Acesse “Configurações Wi-Fi”, na aba avançada e clique na opção “Ocultar seu SSID (nome da rede Wi-Fi)".
-
Sim. Um smartphone moderno terá mais velocidade do que um celular antigo, por exemplo. O ideal é que seus aparelhos como celulares, notebooks e tablets tenham tecnologia mais avançada, compatível com o seu roteador.
Por exemplo, para navegar em uma velocidade acima de 50Mb é necessário que seu aparelho navegue no Wi-Fi 5GHz.
-
Podem existir duas causas para isso:
- Distância que o seu dispositivo se encontra do roteador: quanto maior ela for, menor será o sinal. Se você estiver neste cenário, indicamos adquirir nosso repetidor Vivo Smart Wi-Fi na Loja Vivo.
- Presença de elementos como: televisores, micro-ondas, geladeiras, espelhos, metais, aquários, paredes e azulejos. Eles podem causar interferências no sinal do Wi-Fi e lentidão.
-
Porque a sua banda larga é compartilhada com outros usuários que também estão conectados ao seu Wi-Fi. Quanto mais pessoas conectadas utilizando o mesmo Wi-Fi, mais lento será o sinal.
Ex.: se você possui 50Mb contratados e tem um notebook realizando download de um arquivo, consumindo 30Mb, os outros aparelhos conectados terão disponíveis, 20Mb.
-
Você consegue encontrar essa informação facilmente pelo App Vivo Smart Wi-Fi. Caso não tenha, faça o download.
Atrás do seu modem, também há uma etiqueta com as informações de seu Wi-Fi. Digite-as no navegador e acesse as configurações de LAN (rede local) para verificar os hosts conectados na sua rede Wi-Fi.