Você faz questão de ter um dos melhores celulares, então escolhe um iPhone. Além de todo o design diferenciado, os dispositivos mais recentes da Apple vêm com muita tecnologia, como o desbloqueio por reconhecimento facial. Mas o que fazer quando o Face ID não funciona?
Antes de se aborrecer pela dificuldade de desbloquear o celular, saiba que, na maioria das vezes, é simples resolver o problema para voltar a utilizar seu dispositivo com toda a facilidade da leitura biométrica facial.
Quer saber por que o Face ID não funciona? Vem com a gente, descubra o que pode estar acontecendo e o que fazer para solucionar o transtorno!
Índice
Como funciona o Face ID?
É uma tecnologia que realiza uma autenticação intuitiva, utilizando a câmera TrueDepht, que faz o mapeamento preciso da geometria do rosto do usuário. Ela faz a captura de uma imagem infravermelha do rosto e coleta dados da face, projetando um mapa em profundidade com milhares de pontos.
A tecnologia transforma esses dados em uma representação matemática, assim, sempre que o usuário posiciona o celular em frente ao rosto, o sistema compara com as informações que estão registradas.
O mais legal é que o Face ID reconhece a pessoa mesmo se ela estiver com maquiagem ou com outras variações no visual, como barba, chapéu e óculos. O reconhecimento também é feito em ambiente externo e interno.
Além da praticidade de utilizar o Face ID para desbloquear o smartphone, a tecnologia também serve para autorizar compras na App Store e iTunes Store.
Com ela, o usuário pode ainda realizar pagamentos utilizando o Apple Pay. Alguns aplicativos também utilizam o reconhecimento facial da Apple.
Por que meu Face ID não funciona?
É preciso que não haja qualquer obstáculo na câmera do celular. . Verifique se ela está limpa e livre de obstruções, como sujeira, poeira ou película protetora.
Verifique se o Face ID está habilitado em "Configurações" no menu "Face ID e Código". Se estiver desativado, ative-o.
Certifique-se de que o acesso ao Face ID esteja permitido para os aplicativos que você deseja utilizar. Para isso, vá em: "Configurações" > "Face ID e Código" e, em seguida, role para baixo até a seção "Permitir Acesso ao Face ID".
Verifique se algo está cobrindo seu rosto, como um chapéu, óculos ou lenço.
Se o problema persistir, tente reconfigurar o Face ID. Acesse "Configurações" > "Face ID e Código" e toque em "Redefinir Face ID".
Cada vez que o sistema operacional iOS é atualizado, ele passa por reformulações que corrigem falhas e melhoram a performance do aparelho. Então, verifique se o seu dispositivo está atualizado. Vá em “Ajustes”. Depois em “Geral”. E, por último, “Atualização do Software”.
Caso você tenha testado todas as dicas anteriores e, mesmo assim, o Face ID não estiver funcionando, o recomendado é entrar em contato com o suporte da Apple.
Vivo ajuda você a ter um celular mais seguro
A Vivo tem alguns produtos e serviços que, combinados com o reconhecimento facial, ajudam a proteger seu smartphone. Conheça:
O que fazer se o Face ID parou de funcionar?
O recurso de identificação facial, ou Face ID, pode ser utilizado na posição vertical do iPhone e em qualquer posição do iPad. No entanto, é importante lembrar que o dispositivo deve estar a uma distância de 25 a 50 cm do rosto para que a identificação ocorra com precisão.
Caso tenha ocorrido algum problema e o Face ID tenha sido desativado, é recomendável buscar a ajuda de um técnico treinado para reparar o dispositivo. Apenas profissionais capacitados poderão realizar o diagnóstico correto e resolver possíveis falhas de forma segura e eficiente.
Além disso, lembre-se que a segurança dos seus dados biométricos deve ser uma preocupação constante, independentemente do modelo de smartphone que você escolher.
Esperamos ter ajudado com nossas dicas. Até mais!
Leia também: