Vivemos com o smartphone sempre na mão (ou bem pertinho). Seja para conversar com os amigos, trabalhar, navegar pelas redes sociais ou produzir conteúdo.
O cenário atual mostra que estamos cada vez mais adeptos do gadget, consumindo e divulgando informações a todo momento.
Para quem gosta de postar vídeos ou ajudar os amigos fazendo tutoriais, um bom recurso é gravar a tela do celular. Trata-se de algo simples de fazer — e, na maior parte dos casos, de modo nativo, o que dispensa a necessidade de baixar apps.
Inclusive, é um recurso bastante utilizado por gamers e influencers, principalmente para divulgar conteúdos que bombam na internet. Mas e aí, você já tentou fazer algo parecido?
A boa notícia é que é algo bastante simples. Poucas etapas são suficientes para chegar ao resultado desejado — e conquistar muitos seguidores.
Entretanto, é importante ter a consciência de que o procedimento pode mudar de acordo com os sistemas operacionais existentes (Android e iOS).
Explicamos, a seguir, como gravar a tela do celular nos dois casos. Vamos lá?
Como gravar a tela do celular Android Puro
Há uma forma nativa de gravar a tela no sistema operacional Android. Embora existam aplicativos específicos para isso, você não precisará baixar ou ocupar espaço no seu aparelho. Veja o passo a passo:
Abra a “Central de Controle” do seu celular (isso é feito ao deslizar o dedo pela tela, de cima para baixo);
Você verá todos os ícones no lado da tela. Deslize até encontrar a opção "Gravador de Tela";
Ao tocar sobre ele, aparecerá uma notificação pedindo acesso à câmera e ao microfone (isso deve aparecer apenas uma vez);
Em seguida, é preciso definir as configurações da gravação. Ou seja, escolher se vai ser com som ou sem. Depois, basta apertar o botão "Iniciar gravação";
Quer finalizar? Toque no quadrado vermelho localizado dentro do círculo;
O vídeo será gravado automaticamente na galeria de fotos.
Como gravar a tela do iPhone (iOS)
Os iPhones permitem gravar a tela com ou sem som. E é um recurso nativo, o que significa que não há a necessidade de baixar um aplicativo específico. A seguir, confira o que fazer:
Dê permissão de acesso à funcionalidade. Isso implica em ir na opção "Ajustes" e, depois, em "Central de Controle";
Em seguida, encontre a opção "Gravação de Tela" e toque no símbolo de "+" que está ao lado dela. Pronto, o recurso está habilitado;
Agora, basta abrir a “Central de Controle” do seu iPhone. Com o aparelho desbloqueado, deslize o dedo de cima para baixo. Assim, você verá todas as opções disponíveis. Toque no símbolo de gravar e, em seguida, pressione "Iniciar gravação”;
Começará uma contagem regressiva de três segundos (não esqueça de ativar o ícone no símbolo correspondente);
Quando desejar finalizar, toque em "Parar gravação". O vídeo ficará salvo no app de fotos e poderá ser visualizado quando você desejar.
Como compartilhar as gravações
Compartilhar gravações por WhasApp
Abra o aplicativo e selecione o contato desejado;
Depois toque no ícone de câmera;
Em seguida, você poderá escolher o arquivo entre os que já estão na sua galeria de fotos e vídeos;
Na sequência, envie aos amigos.
Compartilhar gravações por e-mail
Vá até os arquivos e selecione aquele que deseja enviar;
Toque no botão compartilhar e escolha a opção do e-mail;
Sua caixa de correio abrirá logo em seguida e você poderá mandar o arquivo facilmente.
Compartilhar gravações por Bluetooth
Ligue o Bluetooth do seu celular;
Verifique se o dispositivo de destino também ativou a funcionalidade;
Em seguida, ao localizar o arquivo de vídeo, toque em compartilhar e escolha a opção "Bluetooth".
Compartilhar gravações na nuvem
No iPhone, geralmente os conteúdos gravados ficam salvos automaticamente na nuvem, sobretudo se a galeria estiver sincronizada com o iCloud.
Mas, se a ideia for enviar para outras nuvens, basta escolher o conteúdo e tocar sobre ele (fique segurando até aparecer a opção "Compartilhar"). Logo depois, aparecerá a lista de possibilidades. É só escolher o destino e confirmar.
Já no Android, é só escolher o vídeo desejado e, no menu inferior, clicar no ícone de compartilhar. Depois, basta escolher o destino. O Google Drive aparecerá entre as opções disponíveis.
Postar vídeo no Instagram
Abra a rede social e toque no símbolo "+" para incluir o seu vídeo;
Em seguida, complete com a legenda que deseja e aperte o botão "Publicar";
Dica extra: compartilhe o seu vídeo nos stories, pois o alcance costuma ser maior do que o do feed. Dessa forma, você chama as pessoas para o seu perfil.
Postar vídeo no YouTube
Aperte o botão "Criar";
Em seguida, "Enviar vídeo";
Selecione o arquivo desejado e espere completar o upload dele;
Preencha a legenda do seu vídeo, incluindo um título e uma descrição bastante atrativos.
Para finalizar, conforme a publicação, envie o link para os seus amigos. Dessa forma, você consegue divulgar ainda mais o seu canal no YouTube.
Postar vídeo no TikTok
Procure o TikTok entre os seus apps e abra a rede;
Clique no ícone de "+", localizado na parte inferior da tela;
Abrirá a área que te permite criar os seus conteúdos, seja na própria plataforma ou importando da galeria;
À direita do botãozinho vermelho, você verá a seguinte indicação: "Realizar upload". Toque sobre ela;
Em seguida, será possível visualizar a sua galeria e escolher o vídeo que deseja divulgar. E o melhor: dá para editar, incluir efeitos e figurinhas, entre outros recursos, de um jeito bem simples;
Depois, é só publicar!
Conheça o Vivo Controle
Se você leu todas as dicas e quer começar a publicar o que gravou na tela do seu celular, o Vivo Controle é o plano ideal para você, isso porque, com ele você terá acesso à rede 5G da Vivo (se seu aparelho for compatível e estiver na rede de cobertura), poderá assistir e publicar vídeos e muitos outros benefícios, como o Vivo Valoriza, tudo isso com um valor fixo, sem surpresas na sua fatura.
Gerencie seu plano no app da Vivo
Falando em planos e benefícios, você já conhece o app Vivo?
Nele, você contrata, controla e gerencia seu plano, benefícios e aproveita promoções e até mesmo cupons de desconto. Baixe agora mesmo e aproveite todas as vantagens.
Veja alguns celulares que permitem a gravação de tela
Agora é só se divertir compartilhando o que capturou
Vivemos com nossos smartphones nas mãos — e eles nos permitem criar diversos conteúdos, como tutoriais feitos a partir da gravação da própria tela. E, como vimos, é bem simples fazer essa tarefa, seja pelo sistema operacional Android ou iOS.
Ambos têm a funcionalidade nativa, o que dispensa a necessidade de baixar aplicativos. A configuração é feita em poucos segundos e ainda dá para escolher captar o áudio interno ou externo.
Depois que tudo estiver pronto, uma boa pedida é compartilhar o material nas redes sociais (o que também pode ser feito com bastante tranquilidade).
E aí, ficou interessado em gravar a tela do seu celular agora mesmo? Saiba que os aparelhos mais recentes têm todas as funções que comentamos aqui.
Quer trocar o seu? Aproveite para conhecer as promoções e condições especiais da Loja Vivo.
Até a próxima!