Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também curte animes? Esses desenhos animados conquistam mais fãs a cada ano ao redor do mundo. Para quem já é fissurado pela arte pop japonesa, assistir a animes online é um verdadeiro deleite.

Ah, não está por dentro do assunto ainda, nem entende por que os animes têm um fandom tão apaixonado por aqui? Não se preocupe, a gente elaborou este artigo para explicar as características e os detalhes que fazem essas animações tão únicas. 

Também selecionamos os melhores animes disponíveis online, para você assistir nas principais plataformas de streaming. Então, continue por aqui e anote as nossas sugestões. 

Índice

O que são animes?

Se você não conhece muito o mundo das animações japonesas, nós vamos dar uma breve explicação.

A palavra anime, ou animê, se originou do termo em ingês animation. Assim como acontece no Brasil, onde palavras de outros países são "abrasileiradas", o Japão tem um histórico de adaptar e inserir termos de outros países, principalmente o inglês, no seu idioma.

O sucesso dos filmes e das séries é tanto que influenciou muitos artistas não japoneses a produzirem obras que exploram os mesmos aspectos visuais. Elas são chamadas de animações influenciadas por animes, pseudoanimes ou murikanimes, inclusive pela indústria.

Os animes também são famosos por explorarem os mais variados temas, como comédia, terror, drama, ação, ficção científica e até produções que retratam o dia a dia.

Imagem de uma mulher sorrindo, sentada no sofá com um controle remoto em mãos.

E qual a relação dos animes com mangás?

Os mangás, que podemos simplificar como os quadrinhos japoneses, influenciam e são influenciados em muito pela indústria dos animes.

Isso porque é comum que mangás de sucesso sejam adaptados como animes, enquanto o contrário também pode acontecer.

Quais são as características dos animes?

As animações japonesas conquistam fãs pela diversidade de estilos em suas artes, que depende do traço do artista, da ideia e/ou do estúdio que fará a produção. 

Algumas características no entanto são compartilhadas pela maioria das obras, como os olhos grandes e recursos estéticos que exemplificam o sentimento da personagem, como gotas d’água que aparecem ao lado do rosto exprimindo constrangimento, os nervos estilizados na testa para raiva, a diminuição súbita da personagem que significa vergonha.

Quais são os tipos de animes?

Dentro do universo dos animes, existem alguns gêneros em que se enquadram as narrativas. É claro que um anime pode abraçar mais de um, isso é apenas um guia geral para você conhecer melhor.

Os mais comuns são os seguintes:

Shonen

Aqui, o foco é em personagens juvenis, geralmente masculinos. Lutas e personagens poderosos são algumas das características. Exemplos clássicos são "Dragon Ball", "Naruto" e "One Piece".

Shoujo

As meninas são as heroínas aqui, mas a narrativa é mais voltada para relacionamentos amorosos e emoções humanas. "Sakura Card Captor" e "Akatsuki no Yona" são exemplos desse tipo de anime.

Seinen

Esses animes são caracterizados por ter uma linguagem mais adulta, moral mais obscura e personagens frustradas ou anti-heróis. "Ghost in the Shell" e "Black Lagoon" são famosos animes desse tipo.

Josei

As personagens são mais maduras e enfrentam problemas que refletem a realidade. Há muitos elementos dramáticos e melancólicos. "Nodame Cantabile" e "Paradise Kiss" são grandes exemplos.

Isekai

Aqui, as personagens são levadas a mundos fantásticos. As histórias são diversas, mas destacam o fato de uma pessoa comum na nossa realidade tornar-se extraordinária no mundo da fantasia. Alguns dos mais conhecidos são "No Game No Life" e "A Viagem de Chihiro".

Mecha

O gênero mecha compreende o conceito dos robôs gigantes. A narrativa aborda heróis pilotando as máquinas, combatendo o mal e lutando pelo que é certo.  "Neon Genesis Evangelion" e a franquia "Mobile Suit Gundam" são sinônimos do gênero.

Slice of Life

Os detalhes e a trivialidade da vida são o foco da narrativa. É simplesmente um retrato do dia a dia por um jovem ou um grupo de amigos, podendo conter ou não elementos fantasiosos. Um clássico do tipo é "O Serviço de Entregas da Kiki".

Kodomomuke

Esses animes são, em geral, desenhos educativos para crianças. São muito divertidos, e as séries mais conhecidas são "Hamtaro" e "Yo-Kai Watch".

Onde assistir a animes online?

Assistir a animes online hoje é muito fácil. Diversas plataformas de streaming disponibilizam obras sensacionais em seus catálogos, a exemplo das principais Netflix, Star+, Max e Amazon Prime.

Claro que a mais famosa é a Crunchyroll, que é voltada exclusivamente para animes. A plataforma possui lançamentos e desenhos mais antigos, além de contar com opções de produções dubladas e legendadas.

Para quem é cliente Vivo, curtir essas produções é ainda mais descomplicado, já que existem planos de celular e internet fibra que contam com a assinatura de streamings inclusas. Assim, você pode assistir seus animes no celular, na sua Smart TV ou até no seu PS5. É possível escolher entre os planos:

No entanto, se você não quiser vincular o serviço a um plano de celular, na Vivo App Store você assina apenas o app de streaming.

Ah! Se você quer assistir aos seus animes favoritos pelo smartphone, então é preciso se ligar na internet ideal para o streaming no celular, hein?

Conheça alguns dos melhores animes dublados online

Séries live action inspiradas em animes

Alguns animes fazem tanto sucesso que acabam se tornando live actions ou seja, eles servem de inspiração para a criação de séries ou filmes que contam a história com atores de carne e osso.

Vários animes seguiram esse caminho, alguns com muito sucesso e outros que não foram bem-recebidos pelo público. Alguns exemplos são:

  • One Piece teve uma série em 2023 pela Netflix com críticas bem positivas;
  • Yu Yu Hakusho também teve uma série pela Netflix em 2023, que contou com o mesmo elenco da dublagem brasileira do anime dos anos 1990, que era muito querida pelos fãs;
  • Fullmetal Alchemist possui filmes em live action;
  • Bleach também conta com live action em filme;
  • Attack on Titan também teve um filme, mas com uma história que não seguiu com grande fidelidade o mangá;
  • Death Note teve adaptações em filme, feito no Japão, e série, pela Netflix.

Porém, alguns dos animes mais populares do mundo, como "Dragon Ball" e "Cavaleiros do Zodíaco" tiveram adaptações em live action que não agradaram aos fãs e nem aos críticos.

Saiba mais sobre o Studio Ghibli

Fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, o Studio Ghibli é um dos mais famosos do mundo e responsável por obras que encantam milhares de pessoas.

Acumulando prêmios, inclusive Oscar de Melhor Animação por "A Viagem de Chihiro" e "O Menino e a Garça", seus filmes são sinônimo de histórias e personagens cativantes, animações deslumbrantes e que transportam seus espectadores para situações fantásticas.

Aliás, todos os filmes do Studio Ghibli, com exceção de "O Menino e a Garça", estão na Netflix, como:

• Nausicaä do Vale do Vento;

• Meu Amigo Totoro;

• O Túmulo dos Vagalumes;

• Princesa Mononoke;

• O Castelo Animado;

• Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar.

Imagem de divulgação do Studio Ghibli.

Desenhos inspirados pelos animes

Os animes fazem tanto sucesso com suas histórias que vão do drama à ficção científica e do horror à comédia, que eles inspiraram a produção de obras em outros países.

Um dos mais populares exemplos é o cartoon "Avatar: A Lenda de Aang", que teve uma série live action lançada pela Netflix em fevereiro de 2024, e sua continuação, "Avatar: A Lenda de Korra".

Ele não só se inspira na estética dos animes, como também usa da arquitetura e cultura de alguns países do leste asiático, como China e Japão, para compor o cenário, vestimentas e costumes do mundo de Avatar.

Outros exemplos que podem ser citados são: "Samurai Jack", "Três Espiãs Demais", "Invencível", "As Aventuras de Jackie Chan" e "Jovens Titãs". Aliás, grandes heróis dos quadrinhos também já tiveram desenhos animados com estética anime, como BatmanX-Men.

Assista animes no Vivo Play

Uma lista de animes online não estaria completa sem "Dragon Ball", não é? E para assistir as aventuras de Goku, você pode acompanhar pelo canal Adult Swim

Ele exibe em sua grade animes em diversos horários, como "Dragon Ball Z", "Cavaleiros do Zodíaco", "Death Note" e "Naruto".

Para ter o Adult Swim você precisa assinar o Vivo Play, a TV por assinatura da Vivo, que você pode curtir na Smart TV, celular, notebook, tablet etc.

Imagem de dois smartphones com o App Vivo Play na tela

Viu só que lista espetacular de animes para você assistir online? Com as séries disponíveis na Netflix, Max, Star+ e no Amazon Prime, você não tem mais motivos para perder essas obras.

E com Vivo Fibra, você só precisa se preocupar com a estabilidade do sinal, podendo só relaxar e curtir seus animes numa boa.

Salve este artigo para não perder nossas sugestões.

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade