Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Criado pela empresa chinesa ByteDance, o aplicativo TikTok briga com Instagram, Facebook e WhatsApp nas primeiras posições dos apps de redes sociais mais baixados no mundo.

O aplicativo, que originalmente se chamava Musical.ly, passou a ser o TikTok. Hoje, ele é uma rede social para criar e compartilhar vídeos curtos. Com mais de 1 bilhão de usuários, a maior parte do seu público é jovem, com idades que variam entre 16 e 24 anos. 

Segundo um levantamento feito em 2022, só neste ano o TikTok já teve mais de 175 milhões de download. Desde 2018, ele é o app mais baixado no mundo. E o Brasil é o terceiro país com mais usuários na plataforma. 

Preparamos este conteúdo para te explicar tudo e você tirar o máximo proveito do TikTok app. Mais do que isso, ainda trazemos planos exclusivos da Vivo para você curtir ainda mais essa rede social. Quer saber mais? Então olha só! 

Imagem de uma adolescente tocando violão Imagem de uma adolescente tocando violão

Como funciona o TikTok?

A rede social é ideal para compartilhar criações de conteúdo audiovisual criativas. Dos memes às dancinhas, hoje já é possível compartilhar vídeos de até 5 minutos. Lembrando que, no princípio, a duração máxima era de 60 segundos.

Fazer uma conta no TikTok é o primeiro passo para conferir as criações dos outros usuários –– apesar de ser possível navegar sem perfil. O segundo é seguir páginas pelas quais se interessa, dos TikTokers famosos, celebridades, marcas etc. Você também pode encontrar seus amigos e contatos por lá.

A partir dessas pessoas que você seguiu, pesquisou e curtiu, o TikTok começa a oferecer sugestões de vídeos para conferir. Basta acessar o menu "For You".

Por que o TikTok app faz tanto sucesso?

O que mais atrai os TikTokers, que são os criadores de conteúdo dessa rede social, é que a plataforma permite que o usuário grave e edite facilmente seus próprios vídeos. Dá para cortar, juntar partes, criar efeitos e colocar trilha sonora sem precisar sair do app. Demais, né?

Outra função muito popular é o lip-syncing, que transforma o usuário em um dublador. E não é para menos: é muito engraçado usar essa função.

Quando você junta toda a diversão de editar um vídeo pelo smartphone aos algoritmos da rede social, que sugerem vídeos parecidos com o que o usuário costuma assistir, publicar, curtir, comentar e compartilhar, você tem a receita de sucesso do TikTok.

Também vale lembrar que é uma rede social simples e descomplicada. Quando você abre o feed, é só rolar a página para ver os vídeos e se divertir. Perder o dia todo ali é fácil, já que você acaba esquecendo da realidade diante de uma avalanche de conteúdos.

Como baixar o TikTok?

O TikTok é gratuito para baixar e está disponível na App Store, que é a loja do iPhone, e também na Google Play Store, que é dedicada para smartphones Android. 

Faça o download, crie uma conta e comece a usar!

Como bombar no TikTok?

Além de criar vídeos variados, um jeito de ganhar destaque na rede social é participar dos challenges semanais lançados no aplicativo. Os desafios, geralmente de música e dança, incentivam a criatividade dos usuários e fazem o maior sucesso.

Mas não há só desafios de dança. Há também outros tipos de trends no app TikTok. São memes, cenas divertidas, dublagens e muito mais.

Inclusive, olha esta dica: o próprio TikTok tem uma conta no YouTube para mostrar os vídeos mais legais e descolados na plataforma para te inspirar.

Para viralizar no TikTok, você precisa se destacar e ganhar a atenção do algoritmo e dos seguidores. Veja as dicas a seguir!

Ilustração de várias pessoas se movimentando Ilustração de várias pessoas se movimentando

Aposte em um nicho

O nicho, basicamente, é aquele grupo de pessoas que compartilham de um mesmo interesse. E esse é um dos segredos para viralizar no TikTok. Quando você produz conteúdo para um nicho, entra na lista de vídeos similares, e as chances de chegar a mais pessoas são altas.

Por exemplo, se você é do ramo da culinária, pode produzir vídeos com suas receitas, adaptando-as para memes. Ou, se gosta muito de moda, uma possibilidade é mostrar tendências, listinha de compras em e-commerces etc.

Mas tenha em mente que escolher um nicho não é um fator limitante. Você não precisa, necessariamente, só fazer vídeos sobre esse tema. É mais para ajudar nos roteiros, no planejamento e na fidelização dos seguidores.

Use áudios em alta e hashtags

Além disso, para bombar no TikTok, é importante usar os áudios e os efeitos que estão fazendo sucesso no momento. Utilizar hashtags também é fundamental, viu?

As mais comuns são aquelas focadas na página de sugestão de vídeos, como a “For You Page”. Use as hashtags #fy, #fyp, #foryou e #foryoupage que são megapopulares, além daquelas que tenham a ver com o seu vídeo!

Coloque legenda em vídeos

Vai fazer uma receita ou um tutorial? Use legenda nos vídeos. Além de prezar pela acessibilidade digital, você consegue alcançar um público muito maior.

Já parou para pensar no tanto de gente que assiste aos conteúdos do TikTok com o áudio desligado? Isso acontece quando estão em público, por exemplo, e querem se distrair.

O bom é que o próprio app TikTok já oferece a opção de legendas automáticas. Você consegue fazer os ajustes que quiser antes de publicar.

Mantenha a regularidade das postagens

Postar uma vez por mês e deixar o perfil parado está bem longe de ser uma dica de sucesso. 

Não precisa publicar dois, três vídeos por dia. Mas, pelo menos, umas quatro vezes na semana é necessário para alcançar maior engajamento. Se puder ser todos os dias, melhor ainda!

Lembre-se de que quanto mais os seguidores te virem pela rede, mais vão curtir e recomendar os conteúdos a amigos e conhecidos. É assim que a sua visibilidade cresce.

Busque a interação no TikTok

Para ser conhecido no TikTok, nem só de conteúdo você deve viver. Experimente reservar um tempo para interagir com outros usuários. Comente e curta as produções deles, troque ideias. 

Também é muito importante responder os comentários nas suas publicações e conversar com os usuários; quando mandam perguntas, elogios e até críticas.

Como você imagina que as celebridades mantêm sua base de fãs? É com essa interação, da maneira que podem. Faça o mesmo!

Divulgue seu perfil em outras redes

Se você já quer começar arrasando no TikTok, que tal divulgar o perfil em outras redes sociais? Mas vale lembrar que algumas delas, como o Instagram, baixam o alcance de quem cita seus concorrentes.

Para fugir disso, abuse da criatividade! Use termos como "rede vizinha" ou até apelidos "carinhosos" que deem a entender que você está falando do TikTok.

Eleve a criatividade a outro nível

Esta talvez seja a dica mais importante para bombar no TikTok app. As pessoas, muitas vezes, se cansam das reproduções, do "mais do mesmo". Pode até ser engraçado no começo, mas depois o interesse dos seguidores cai drasticamente.

Por isso, é essencial planejar os conteúdos com máxima criatividade. Os usuários do TikTok querem entretenimento: dar risada, achar algo fofo, colar os olhos em tutoriais interessantes e por aí vai.

Deixe a sua mente viajar. Certamente, terá quem se identifique com as suas criações. Mesmo que queira investir nas dancinhas, o que não há problema algum, tente inovar. Intercale tipos diferentes de conteúdos com os autorais. Isso ajuda demais na sua escalada rumo ao sucesso.

Mulher deitada no sofá assistindo vídeo no celular com fone de ouvido. Parece feliz. Mulher deitada no sofá assistindo vídeo no celular com fone de ouvido. Parece feliz.

Quem são os mais seguidos no TikTok?

Outra dica para bombar no TikTok, é ficar de olho nas contas mais seguidas do aplicativo. Elas vão te inspirar e te divertir. Veja as melhores:

Khabane Lame

Mesmo se você nunca acessou o TikTok, deve conhecer o Khabane Lame. Na rede social em questão, ele tem mais de 148 milhões de seguidores. Mas viralizou em outras plataformas também, como o Instagram, Twitter e por aí vai.

Ele caiu nas graças do público por fazer piada com pessoas que complicam demais algumas tarefas simples, como abrir uma latinha de refrigerante.

Charli D’Amelio

A influenciadora Charli D’Amelio já foi a mais seguida na rede social, mas perdeu seu posto (ainda que por pouco). Ela ama postar vídeos com coreografias de músicas que viralizam dentro da plataforma. Hoje, já são mais de 145 milhões de seguidores.

Bella Poarch

Já a Bella Poarch conta com seus 91 milhões de followers. Ela entrou no TikTok em 2020 e já ficou famosa por seus vídeos de dublagem. Inclusive, faz um certo mistério sobre o seu nome real e sua idade, o que deixa todo mundo ainda mais curioso sobre ela.

Addison Rae (@addisonre)

Addison Rae já tem mais de 88 milhões de seguidores. Sua especialidade é produzir vídeos dublando personalidades, além de fazer coreografias de músicas na plataforma. Ela também tem um podcast com a mãe chamado “Mama Knows Best” (Mamãe É Quem Sabe, em tradução livre).

Zach King

Depois disso vem o Zach King, com 69,2 milhões de seguidores. Diferentemente das meninas, o Zach aposta em vídeos de ilusionismo. Faz mágicas, cria ilusões de óptica e as criações dele são o máximo. Vale a pena conferir!

Viu como cada um consegue bombar na rede social com seu estilo único?

Brasileiros no TikTok

Aqui no Brasil, o sucesso do app é grande há alguns anos. Diversos atores e atrizes, cantores, influenciadores e outras celebridades já fazem parte da rede. Inclusive, muitas empresas também estão por lá.

Entre os brasileiros, alguns dos mais seguidos são:

  • Spider Slack;
  • Virgínia Fonseca;
  • Tirullipa;
  • Larissa Manoela;
  • Beca (Rebeca Barreto);
  • Vanessa Lopes;
  • Laura Fonseca;
  • Whindersson Nunes;
  • Mari Maria;
  • Gessica Kayane (GKAY).
Imagem de uma chef gravando um vídeo ensinando uma receita. Imagem de uma chef gravando um vídeo ensinando uma receita.

Como fazer live no TikTok app?

Você sabia que com um apertar de botão é possível começar a transmitir ao vivo pelo TikTok? Pois é. Mas são necessários alguns pré-requisitos para conseguir fazer lives no app. Olha só:

  • É necessário ter mais de 1.000 seguidores;
  • É preciso ter mais de 16 anos;
  • Apenas usuários com mais de 18 anos podem mandar e receber presentes virtuais enquanto transmitem ao vivo. Posteriormente, esses presentes podem ser transformados em dinheiro de verdade.

Para fazer uma transmissão ao vivo, siga os passos abaixo:

  • Abra o TikTok no seu celular;
  • Toque no botão “+” no canto inferior da sua tela;
  • Toque na opção “Ao Vivo” abaixo do botão de gravar;
  • Escreva um título para a sua transmissão. Você também pode descrever sobre o que é a sua live;
  • Toque no botão “Começar a Transmitir”;
  • Quando você terminar, é só clicar no botão “X” para encerrar a sessão.

Fácil, né? Fazer lives periódicas no TikTok também é uma maneira de engajar e de conseguir novos seguidores. Mas, mais uma vez: não se esqueça de usar hashtags!

Como dividir a tela e fazer dueto no TikTok app?

Encontre o vídeo do qual queira participar e clique em “compartilhar”. Você vai ver uma opção de dueto na parte inferior da tela. Toque para começar a gravar seu próprio vídeo.

O vídeo selecionado será reproduzido à direita enquanto você grava o seu à esquerda.

O que é o TikTok TV?

Depois de tanto sucesso nas telinhas, a marca TikTok agora pensa na expansão. É por isso que lançou um aplicativo para as smart TVs da Samsung.

Com ele, você acessa os vídeos da rede social direto na TV, logado com sua conta ou não. Ainda dá para curtir e comentar nos conteúdos, visitar os perfis dos TikTokers e muito mais, só usando o controle da sua telona.

Se você tem uma TV Samsung e quer aproveitar essa vantagem, se liga neste passo a passo:

  • Na loja de apps da sua smart TV, procure por TikTok entre as opções;
  • Clique no app do TikTok e vá em Instalar;
  • Após alguns instantes, com o download concluído, clique em "Adicionar à tela inicial", para ficar mais fácil de acessar depois. Então, vá em "Abrir" para começar a usar;
  • Na primeira página, você terá duas opções "Assistir agora" ou "Vincular TikTok". Escolha o que for da sua preferência;
  • Se escolheu vincular a sua conta TikTok, siga os passos indicados para realizar o login;
  • Agora, é só começar a assistir aos vídeos. As setas de esquerda e direita do controle passam para o conteúdo seguinte ou anterior. Já a seta para baixo mostra os botões de curtir, comentar e pausar.

Diárias de TikTok no Vivo Easy

Se você já faz parte do time que se diverte na rede social do momento, vai adorar usar o TikTok à vontade pelo Vivo Easy

Você pode contratar uma diária do aplicativo no Easy. As diárias têm um valor mínimo e duram o dia inteiro. Assim, você aproveita o app sem descontar nadinha do seu plano de dados. Vantagem demais, hein?

App do TikTok: Baixe o Vivo Easy e aproveite!

Código QR com o logo do Vivo Easy no centro e a frase Escaneie e Baixe o App

TikTok ilimitado no plano Vivo Controle

Outra dica é o plano Vivo Controle que também traz o TikTok. Por um valor mínimo, você pode incluir o pacote de redes sociais nele e dobrar a franquia do seu plano para usar com TikTok, Facebook, Messenger, Twitter, Pinterest e Tinder!

Além disso, sabia que os planos Vivo Controle oferecem minutos e SMS ilimitados para qualquer operadora do Brasil? Você também tem acesso a alguns dos apps mais famosos do momento sem que eles sejam descontados da franquia de dados! 

Ficou animado para começar a usar o TikTok app? Baixe o app, escolha o plano que combina mais com você e abuse da criatividade!

Gostou das dicas? Então, fique de olho para mais matérias assim.

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade