Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Você já ouviu falar do eSIM?

Essa é uma tecnologia que visa padronizar os chips (SIM Cards) de dispositivos celulares para, entre outros fatores, facilitar a vida da gente. Em resumo, o eSIM é um componente soldado na placa do smartphone que substitui o chip físico.

Quer saber o que é o eSIM, quais são os dispositivos compatíveis com a tecnologia, como ativá-lo e quais são seus benefícios? Continue por aqui que a gente explica!

Índice

O que é eSIM?

O eSIM é um chip virtual que é integrado em alguns smartphones, smartwatches e tablets, ou seja, não é removível como o chip físico tradicional

Mas quais são as vantagens do eSIM para os usuários? 

O eSIM é compatível com a tecnologia 5G, além de dar mais segurança, já que não é removível, o que impede o seu uso em outros aparelhos. Visto que o eSIM não pode ser removido, isso auxilia na localização do aparelho em caso de perda ou roubo.

A ideia por trás do eSIM é proporcionar maior conveniência para os consumidores quanto à portabilidade e à segurança dos seus aparelhos e dados. 

Imagem de uma mulher sorrindo enquanto usa um celular em frente a um fundo rosa

eSim: confira tudo que você precisa saber sobre o chip

#vivoguru

Quais são os benefícios do eSIM?

O fato do eSIM ser embutido no aparelho e não ser removível, elimina o problema de desgaste e quebra do chip, além de trazer mais segurança em caso de perda ou roubo.

Outro benefício é que o eSIM também permite ativar mais de uma linha no mesmo smartphone. Assim, você pode manter uma linha pessoal e outra profissional separadas e organizadas. 

Além disso, você não precisa se preocupar com o tamanho da bandeja do chip do smartphone, se é padrão, micro ou nano SIM e nem usar adaptadores do chip. 

Posso ter mais de um número em um aparelho que possui eSIM?

Sim! Você pode ter mais de uma linha armazenada.

As linhas podem ser planos variados como Pré, Controle ou Pós por exemplo. Podem ser até mesmo de , inclusive internacionais. Para ter mais de uma linha você não precisa ficar trocando ou manuseando como nos os chips físicos, já que o eSIM consegue armazenar mais de um chip no mesmo aparelho. Você só precisa ativar ou desativar conforme a sua necessidade.  

Como saber se o meu celular aceita eSIM?

Como a tecnologia é relativamente nova, os aparelhos com o chip virtual também são recentes no mercado.

Se você adquiriu um smartphone da Apple, Samsung ou Motorola depois do lançamento da tecnologia no início de 2019, é possível que o dispositivo conte com o eSIM.

Outras marcas também já podem ter disponibilizado modelos com o eSIM. Procure nas configurações do seu aparelho ou no site do fabricante.

Como ativar o eSIM no seu smartphone?

Para ativar sua linha Vivo no eSIM você pode ir em uma Loja Vivo ou ainda solicitar pelo Vivo em Casa (WhatsApp da Loja). Para alguns planos está disponível a ativação pelo App Vivo.

Por esses três canais é possível:

  • Ativar o eSIM, fazendo a troca do chip físico para o digital;
  • Troca de eSIM para outro aparelho eSIM;
  • Reativação de eSIM no mesmo aparelho;
  • Desativar o eSIM no aparelho;
  • Ativar eSIM no smartwatch.

Baixe o App Vivo e confira se a ativação do eSIM está liberada para ser feita pelo aplicativo no seu plano.

Mulher negra de blusa verde com o celular no rosto. Ela está ligando à cobrar e parece feliz

Tenho que pagar para ativar meu Vivo eSIM?

Na Vivo, o eSIM é gratuito para clientes dos nossos planos. A ativação do eSIM é gratuita, mas está sujeita a cobrança sem aviso prévio.

Ainda tem dúvidas sobre o chip virtual? Então, tire suas dúvidas sobre o Vivo eSIM aqui.

Até breve!

Leia também:

Escolha sua cidade