Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Além do amor pelo universo dos videogames, há uma semelhança entre gamers assíduos e pessoas que jogam de forma esporádica. Todos, em algum momento da vida, já refletiram sobre a seguinte questão: “como saber se um jogo roda no meu PC?”. 

A verdade é que existem várias maneiras de responder a essa pergunta, graças às infinitas variações técnicas dos computadores e à complexidade exigida pelos jogos. De qualquer maneira, se você quiser saber se a sua máquina é capaz de rodar um jogo que você curte, continue a leitura.

Isso porque nós reunimos algumas dicas para você saber identificar se o seu computador possui os requisitos mínimos e recomendados para rodar um título, sem correr o risco de enfrentar problemas de jogabilidade. Além disso, você confere quatro jogos que rodam em qualquer PC

Menino jogando jogo multiplayer em seu computador gamer. Menino jogando jogo multiplayer em seu computador gamer.

Como saber se um jogo roda no meu PC?

Em primeiro lugar, você deve conhecer as especificações técnicas do seu computador para fazer uma correlação com os requisitos mínimos e recomendados pelo jogo. Para isso, foque nos principais componentes quando falamos de PC gamer

Caso você não se lembre dessas informações, não se preocupe. Você não precisará ligar para o fabricante e perder boa parte do seu tempo para conseguir informações simples, basta utilizar o prompt de comando do Windows para obtê-las. Olha só:

  1. Aperte as teclas Windows + R;

  2. Assim que a janela “Executar” se abrir, digite “cmd” e aperte “Enter”;

  3. Uma tela preta irá aparecer;

  4. Digite o comando “systeminfo” e pressione “Enter” novamente;

  5. Pronto! O computador irá mostrar todas as especificações do sistema. 

Depois de ter acesso às informações sobre a máquina, é hora de compará-las com as de um jogo. Para tanto, no caso de uma mídia digital, vamos utilizar o exemplo de um jogo que se encontra na plataforma Steam. 

Ao acessar a página principal do título, seja para fazer download ou adquiri-lo, você encontrará uma área dedicada aos requisitos do sistema. Assim sendo, basta você fazer uma rápida comparação para checar se o seu computador dispõe do necessário.

Tratando-se de uma mídia física, como as editoras estão cada vez mais preguiçosas na hora de publicar os jogos, não dá para garantir que você encontrará os requisitos do sistema na caixa. 

Portanto, nesse caso, é importante que você faça o mesmo processo de verificação da sua máquina e, antes de comprar a mídia física, procure por informações na internet. 

Inclusive, uma das formas mais eficazes de saber se um jogo roda no seu PC é por meio de vídeos no YouTube. Calma, nós vamos explicar! 

Procure por vídeos no YouTube

Existem canais no YouTube, como o WePC, que se dedicam a testar jogos em computadores com as mais diversas especificações. 

Dessa forma, basta você procurar pelo jogo que deseja até encontrar um vídeo em que ele esteja sendo testado em um PC que possui especificações técnicas iguais ao seu ou inferiores. 

O único possível impedimento dessa solução está no fato de que a maioria dos vídeos são produzidos em inglês. Logo, se você não possui conhecimento acerca do idioma, pode passar por alguns apertos, principalmente na hora de buscar por um conteúdo.

No entanto, lembre-se que o “tecniquês" é o mesmo utilizado no Brasil e, além disso, o que você precisa analisar são as imagens do jogo em execução. Por fim, mas não menos importante, você pode utilizar o site Can You Run It.

Vem com Vivo Fibra - Game

O que é o site Can You Run It?

O Can You Run It é um serviço gratuito que verifica, em segundos, se o seu PC é capaz de rodar um jogo. Além disso, ele oferece um relatório com informações acerca de atualizações pendentes de drivers e investimentos em hardwares que você pode fazer para melhorar as especificações técnicas da máquina e, assim, rodar o jogo desejado. 

Apesar da comunicação estar em inglês e o layout não ser muito atrativo, o site é intuitivo e fácil de usar. De qualquer forma, segue abaixo um rápido passo a passo:

  1. Acesse o site Can You Run It;

  2. No campo “Search for a game”, digite o nome do jogo que você deseja descobrir se roda no seu PC e selecione-o;

  3. Em seguida, clique em “Can You Run It?”;

  4. Feito isso, o site solicitará permissão para verificar as configurações do seu computador e fará isso utilizando um arquivo detectável;

  5. Faça download do arquivo e coloque-o para rodar;

  6. Pronto! O Can You Run It mostrará se o seu PC possui os requisitos mínimos que o jogo exige para apresentar uma boa jogabilidade. 

E How many games can I run?

Além do mais, você pode utilizar uma segunda funcionalidade, a “How many games can I run?”. A diferença entre as duas está no fato de que ao clicar na opção “How many games can I run?”, o site faz uma análise técnica do computador e o relaciona com 8,5 mil jogos. Feito isso, ele gera uma lista de possibilidades para você.

Menina com aparência concentrada ao jogar jogo multiplayer. Menina com aparência concentrada ao jogar jogo multiplayer.

O PC não atende aos requisitos mínimos: e agora?

Se após realizar vários testes, você descobrir que o seu computador não atende os requisitos mínimos para que o jogo possa rodar, respire fundo: nem tudo está perdido.

Isso porque existem ferramentas, como o Game Mode no Windows 10 e a Razer Game Booster que, de certa forma, otimizam o sistema para que sua máquina possa ter mais espaço para rodar um título. 

Vale ressaltar que cada caso é um caso. Logo, não podemos dar certeza de que uma delas vai ser efetiva para você, mas a tentativa é válida. E se mesmo assim você obtiver um resultado desagradável, pode contar com jogos que rodam em qualquer PC.

Quais jogos rodam em qualquer PC?

Existem muitos jogos que são leves e podem rodar em uma ampla variedade de PCs, confira alguns exemplos:
  • Fortnite
  • League of Legends
  • Minecraft
  • Cuphead
  • Among Us

Mas, não se esqueça que o desempenho depende das especificações do seu computador, então é uma boa ideia verificar os requisitos mínimos de sistema de cada jogo antes de instalá-los.

menino de costas com fone de ouvido, jogando no computador em alta taxa de FPS. menino de costas com fone de ouvido, jogando no computador em alta taxa de FPS.

E aí, gostou das dicas de como saber se um jogo roda no seu PC? Com elas, você não precisará mais sentir-se limitado por conta do seu computador e poderá aproveitar diversos jogos, pelo menos até juntar uma grana para comprar ou montar um PC gamer. 

Até o próximo artigo!

Imagens: Steam, Getty Images e print do site Can You Run It.

Leia também:

Escolha sua cidade