Fraude na Portabilidade
A portabilididade é o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. Esse é um procedimento simples, mas é preciso conhecer os principais golpes para se proteger.
Mudança sem consentimento do cliente
Pode acontecer também do fraudador se passar por você em outra operadora pedindo a portabilidade.
Usando os dados do titular, o fraudador solicita a mudança da linha
Na maioria das vezes, quando o cliente percebe, o número parou de funcionar. Ao procurar a Vivo para entender o motivo, descobre que a linha foi portada.
Os clientes Vivo recebem SMS informando o pedido de portabilidade
Caso não reconheça, não deixe de entrar em contato com o *8486, conforme orientação da própria mensagem.
Conheça outros tipos de fraudes:
Dúvidas sobre Fraude e Portabilidade:
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Para sua segurança, você receberá uma mensagem informativa na tela do celular (conforme modelo de aparelho) e um SMS (através do número 7678) solicitando a confirmação do seu pedido de portabilidade. É só responder ao SMS com SIM caso reconheça a solicitação ou NÃO caso desconheça. Este procedimento é para evitar que a sua linha seja portada indevidamente.
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A partir do momento do recebimento do SMS você tem até 30 minutos para responder ao SMS com SIM caso reconheça a solicitação ou NÃO caso desconheça. Após este prazo você terá de entrar em contato com a operadora onde solicitou a portabilidade.
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Caso não responda a mensagem de texto dentro dos 30 minutos, o processo será pausado e você precisará entrar em contato com a operadora onde solicitou a portabilidade.
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Caso responda com NÃO a mensagem a solicitação será cancelada. Caso queira efetuar novamente o pedido deverá entrar em contato com a operadora solicitando uma nova portabilidade.
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Para recebimento do SMS o aparelho celular deverá estar habilitado para recebimento de mensagens SMS. O não recebimento do SMS pode ser devido a falhas ou divergência no cadastro ou devido a alguma falha técnica. Entre em contato com a operadora onde foi solicitada a portabilidade para verificar.
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Sim, você pode cancelar a solicitação de portabilidade com até 1 dia útil antes da data programada para execução da portabilidade. É só ligar para o atendimento da operadora onde você solicitou a portabilidade.
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Não, tanto o envio quanto o recebimento dos SMS (do pedido de portabilidade) são gratuitos e não descontam do seu saldo.