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Fraude na Portabilidade

A portabilididade é o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. Esse é um procedimento simples, mas é preciso conhecer os principais golpes para se proteger.

Oferecimento de nova operadora por indisponibilidade da Vivo

Nessa fraude, os golpistas se passam por parceiros da Vivo para oferecer portabilidade, alegando problemas na rede, alteração nos valores dos pacotes contratados ou até mesmo que a Vivo não oferecerá mais cobertura na região.

Sempre que houver mudanças em nossos preços, planos, cobertura ou qualquer alteração nos produtos e serviços contratados, todos os clientes são comunicados por nossos canais oficiais: site Vivo, sua fatura, e-mail e até mesmo SMS.

Quando ocorrem atualizações em nossa rede, o objetivo é modernizar e melhorar o serviço oferecido. Isso pode significar uma mudança de tecnologia mas nunca a falta de cobertura ou redução da qualidade dos serviços contratados por você.

Lembre-se: a Vivo não realiza nenhuma alteração sem que você seja comunicado por nossos canais oficiais.

Ilustração de um homem de mochila com um celular na mão, fazendo uma portabilidade duvidosa.

Mudança sem consentimento do cliente

Pode acontecer também do fraudador se passar por você em outra operadora pedindo a portabilidade.

Ilustração de uma seta saindo do mascote da Vivo e apontando para um smartphone.

Usando os dados do titular, o fraudador solicita a mudança da linha

Na maioria das vezes, quando o cliente percebe, o número parou de funcionar. Ao procurar a Vivo para entender o motivo, descobre que a linha foi portada.

Ilustração de 1 envelope sobre 1 smartphone.

Os clientes Vivo recebem SMS informando o pedido de portabilidade

Caso não reconheça, não deixe de entrar em contato com o *8486, conforme orientação da própria mensagem.

Veja outros tipos de fraudes:

Dúvidas sobre Fraude e Portabilidade:

  • Para sua segurança, você receberá uma mensagem informativa na tela do celular (conforme modelo de aparelho) e um SMS (através do número 7678) solicitando a confirmação do seu pedido de portabilidade. É só responder ao SMS com SIM caso reconheça a solicitação ou NÃO caso desconheça. Este procedimento é para evitar que a sua linha seja portada indevidamente.

  • A partir do momento do recebimento do SMS você tem até 30 minutos para responder ao SMS com SIM caso reconheça a solicitação ou NÃO caso desconheça. Após este prazo você terá de entrar em contato com a operadora onde solicitou a portabilidade.

  • Caso não responda a mensagem de texto dentro dos 30 minutos, o processo será pausado e você precisará entrar em contato com a operadora onde solicitou a portabilidade.

  • Caso responda com NÃO a mensagem a solicitação será cancelada. Caso queira efetuar novamente o pedido deverá entrar em contato com a operadora solicitando uma nova portabilidade.

  • Para recebimento do SMS o aparelho celular deverá estar habilitado para recebimento de mensagens SMS. O não recebimento do SMS pode ser devido a falhas ou divergência no cadastro ou devido a alguma falha técnica. Entre em contato com a operadora onde foi solicitada a portabilidade para verificar.

  • Sim, você pode cancelar a solicitação de portabilidade com até 1 dia útil antes da data programada para execução da portabilidade. É só ligar para o atendimento da operadora onde você solicitou a portabilidade.

  • Não, tanto o envio quanto o recebimento dos SMS (do pedido de portabilidade) são gratuitos e não descontam do seu saldo.

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