Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Fraudes por Mensagens de Texto (SMS)

Todo mundo já ouviu de algum amigo ou parente, que já recebeu uma mensagem de texto (SMS) suspeita. Ela pode oferecer salários altos por poucas horas de trabalho, dizer que foi feita uma transação via PIX de um banco que você nem tem uma conta ou ainda que seus pontos de programas de fidelidade (que você nunca se cadastrou) vão expirar.

Para não cair em nenhum golpe, fique atento! Essas mensagens não são enviadas pela Vivo e seus parceiros, na verdade, elas são disparadas de forma indevida e ilegal, o que chamamos de SMS Pirata ou Smishing.

A boa notícia é que é possível reconhecer essas mensagens. Confira, na comparação que fizemos, como diferenciar mensagens oficiais e piratas.

  • Podemos identificar essas mensagens quando elas são enviadas por meio de Short Codes (código curto) que geralmente são compostos por 3 a 6 números – ou quando vem o nome da empresa no lugar do número. Elas são enviadas nos horários autorizados pela Anatel e como boa prática, esses envios geralmente acontecem dentro do horário comercial. Veja alguns exemplos:

    • 29XXX
      Vivo Pay: Organize a sua vida financeira, conheça a carteira digital da Vivo.
    • VIVO
      GANHE bônus de internet efetuando recargas.
  • Em algumas situações, o número emissor da mensagem pode ser um número curto (24XXX / 28XXX) utilizado de forma indevida por grupos criminosos. Em muitos casos, a mensagem contém erros grosseiros de gramática e ortografia. Por isso é importante ter muita atenção! O envio de SMS pirata prejudica as empresas que utilizam de forma correta as ferramentas de disparo de mensagens de parceiros homologados da Vivo, além de incomodar os usuários e clientes. Veja os exemplos:

    • (11) 98765-xxxx
      PIX de 1.000,00 em análise efetuado hoje. Caso não tenha efetuado entre em contato com a nossa central 0800 XXX XXXX

    • 28xxx
      Detectamos uma atividade incomum e limitamos suas movimentações, evite o bloqueio total da conta. Acesse: http://www.cliente30hrss.com

    No próximo tópico traremos mais alguns exemplos.

Exemplos reais de mensagens de textos falsas

  • Prezado cliente, suas movimentações foram bloqueadas por medidas de segurança, para desbloqueio acesse: http://www.appbanco24hss.com
  • Pagamento de boleto realizado no valor de R$ 4.800,00. Caso desconheça, contate o 0800 XXX XXXX
  • Seus pontos expiram HOJE, troque por PRODUTOS ou MILHAS agora mesmo. Acesse http://m.trocarapidopontos.com
  • Atendimento Virtual: Sr. Fulano CPF XXX.XXX.XXX-XX. O motivo do meu contato é que o seu acesso ao aplicativo expira hoje. Pretende manter essa conta ativa? 1 - SIM, 2- NÃO
  • Prezado notamos uma atividade incomum em seu iToken, regularize seu acesso para voltar a utilizar nossos serviços: s.id/tokenvalida
  • VOCE FOI O 5º GANHADOR DE R$ 75 MIL REAIS DA PROM.USUARIO EXEMPLAR PARA + INFO LIGUE 015119XXXXXXXX SENHA 1375
Ilustração de um homem caminhando com um smartphone e recebendo notificações por sms.

Mensagens de texto com fraude em boleto

Os clientes recebem SMS com links para atualização cadastral, desbloqueios, contestação de valores indevidos, etc. Veja o exemplo:

  • "Fulano", caso não tenha efetuado o pagamento da fatura 11/01/2023? 114,21, pague c/ cod de barras 8420000001-2 142100790001-3 10233302476-2 04152150510-1 (a numeração pode variar). 

Nunca clique nesses links e/ou retorne ligações para os números que enviam os SMSs. Na dúvida, sempre procure o canal oficial da empresa empresa que está descrita na mensagem (banco, operadora, etc). 

Ilustração de um homem vendo o celular. Ao redor dele, há ícones de tablet, email, e outro de sms.

Fale com a gente

Se você receber alguma mensagem desse tipo e quer saber como falar com a Vivo, não deixe de enviar um e-mail para fraudesms.relate.br@telefonica.com com as seguintes informações:

  • Número que enviou a mensagem
  • Número que recebeu a mensagem (DDD + telefone)
  • Um print (foto) com o conteúdo da mensagem, identificando o remetente da mensagem
  • Data e hora do recebimento da mensagem

É imprescindível o envio dessas informações, para podermos analisar a denúncia. Por esse canal, só serão tratados temas referentes a Mensagens de Texto Suspeitas.

Veja outros tipos de fraudes:

Escolha sua cidade